A FIA revelou o plano de backup para a qualificação do GP da Bélgica de Fórmula 1. Com a previsão de fortes chuvas durante todo o final de semana em Spa-Francorchamps, as equipes foram informadas de que os tempos do TL1 não serão utilizados para definir o grid de largada.
De acordo com um porta-voz da FIA, a decisão foi tomada para garantir que ‘as equipes não tratem a primeira sessão do fim de semana como uma sessão competitiva’.
A prioridade será realizar uma sessão de qualificação para o GP, e outras sessões podem ser canceladas ou reagendadas para facilitar isso. Caso seja impossível realizar uma sessão de qualificação, o grid de largada será definido pela ordem do campeonato.
Já a qualificação para o GP de domingo está marcada para as 17h (horário local) em Spa, cerca de três horas e meia após o término do TL1, nos quais as equipes utilizaram uma mistura de pneus intermediários e de chuva.
Quanto à corrida Sprint, haverá uma sessão de qualificação exclusiva que está programada para acontecer na manhã de sábado e definirá o grid para a própria corrida Sprint, que será realizada ainda na tarde de sábado.
Com a decisão da FIA, os resultados do TL1 não serão utilizados para definir o grid de largada para nenhuma das corridas.
Fonte: f1mania