A FIA ainda não está preocupada com a falta de inscrições de fabricantes de motores para 2026. A Audi já se inscreveu, mas alguns outros fabricantes que foram cogitados para entrarem na categoria, ainda não tomaram suas decisões. Além disso, surgiram alguns pontos de interrogação em relação à Ferrari.
Novos regulamentos de motores entram em vigor em 2026, com a maior mudança sendo o desaparecimento do MGU-H. Isso tornará o motor muito mais barato para ser fabricado, tornando-o mais interessante para novos fabricantes. Além disso, como já é para as equipes da F1, haverá um limite de orçamento para os fabricantes e também haverá um limite no tempo de teste dos motores.
A FIA havia divulgado 15 de outubro de 2022, como a data em que desejava que todas as inscrições para 2026 estivessem realizadas. Por enquanto, no entanto, é apenas a Audi que se inscreveu como ‘estreante’ para 2026. Red Bull Powertrains, Renault e Mercedes, também parecem querer comprometem seu futuro com a F1, mas ainda não o oficializaram. Ainda assim, isso terá que acontecer em breve, pois a partir de 1º de janeiro de 2023 entram em vigor as novas diretrizes de teto orçamentário para os fabricantes e, portanto, todas as marcas devem cumpri-las, independentemente de ingressarem em 2026 ou não.
No momento, as maiores preocupações envolvem a Ferrari, que está considerando usar seu poder de veto para bloquear essas novas regras. A Ferrari entende que a Audi obtém uma vantagem em termos de orçamento e tempo de teste para alcançar os outros fabricantes, mas não quer concordar que a Red Bull Powertrains também obtenha essa vantagem como um novo fornecedor. Afinal, eles teriam adquirido muito conhecimento trabalhando com a Honda e atraindo pessoal de ponta de outras equipes.
O futuro da Porsche também ainda é incerto. A outra parte do Grupo Volkswagen não escondeu seu desejo de entrar na F1 em 2026, mas um acordo com a Red Bull Racing acabou não se concretizando. Desde então, as coisas permaneceram muito silenciosas em torno da icônica marca alemã.
Enquanto isso, a FIA afirma não estar preocupada que o prazo tenha passado e grandes nomes ainda estejam faltando na lista. “Mas, honestamente, no começo, quando você tem alguém novo como a Audi, os antigos sempre resistirão e terão uma maneira muito mais poderosa de discutir com a FIA. Mas uma vez que um assina, depois o segundo, depois o terceiro, então você verá que está pronto”, afirmou o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, ao Autosport.com.