A polêmica das asas flexíveis voltou à tona durante a pré-temporada, após a FIA emitir uma nova diretriz para endurecer a fiscalização dessa área a partir de 2024. No entanto, o início da aplicação dessas regras foi adiado para o Grande Prêmio da Espanha, na nona etapa do campeonato. O chefe da Williams, James Vowles, revelou como as equipes conseguiram convencer a federação a postergar a mudança.
As asas flexíveis foram um ponto de controvérsia ao longo da última temporada, com a Red Bull expressando preocupação especialmente com os componentes dianteiros de carros rivais. A FIA investigou o caso, mas não encontrou nenhuma equipe infringindo os regulamentos.
Mesmo assim, durante o recesso de inverno, a entidade anunciou testes mais rígidos para 2025, com planos iniciais de aplicá-los já na sétima corrida do ano. No entanto, as equipes conseguiram adiar a implementação para o GP da Espanha, após o desafiador circuito de Mônaco.
“Originalmente, acho que eles iam mudar na sétima etapa”, explicou Vowles a jornalistas, incluindo o *RacingNews365*. “Destacamos que teríamos Mônaco nesse período, e é realmente difícil para as equipes terem o estoque correto de asas dianteiras para essa corrida. Então, conseguimos adiar para depois de Mônaco.”
### **Impacto da mudança: Williams menos afetada**
Embora a mudança exija ajustes de última hora, Vowles acredita que a Williams será menos impactada do que outras equipes. O britânico explicou que o desenvolvimento do componente já estava em andamento antes da nova diretriz da FIA.
“Nossa asa já estava no processo de produção quando as regras mudaram”, afirmou. “Acho que todas as equipes fazem o possível para explorar essa área, mas algumas estão mais avançadas do que outras. Não acredito que sejamos líderes de mercado nesse aspecto.”
Para o chefe da Williams, a mudança no regulamento não será um grande problema para o time. “Essa mudança no regulamento na nona etapa não nos preocupa particularmente. Provavelmente terá um impacto mais significativo em outras equipes”, concluiu Vowles.
Agora, resta saber quais equipes serão mais afetadas pela nova fiscalização da FIA e como essa alteração influenciará o equilíbrio de forças ao longo da temporada.
Fonte: f1mania