F1: Ferraris de Schumacher viram obsessão e colecionadores pagam até R$ 80 milhões por carro


A Ferrari F2003-GA, que ajudou Michael Schumacher a conquistar o campeonato mundial da Fórmula 1 em 2003 foi vendida por nada menos que 14,8 milhões de euros, o equivalente a R$ 81 milhões. Nessa semana, outro carro lendário do alemão, que ele conquistou o primeiro título pela Ferrari em 2000, foi leiloado e o valor estimado é de US$ 7,5 milhões a US$ 9,5 milhões, ou cerca de até R$ 47 milhões.

Definitivamente, os carros históricos que Schumacher pilotou na Ferrari durante a carreira estão virando obsessão entre os colecionadores nos últimos anos, pois estão sendo vendidos por cifras astronômicas. Autoesporte relembra cinco deles que estão entre os mais caros já vendidos na história.

Vamos começar pelo último carro leiloado, que certamente é um dos mais importantes da história da Ferrari. Isso porque foi com a Ferrari F1-2000, ainda com motor V10, que Schumacher quebrou o jejum de 21 anos sem títulos da escuderia italiana.

O carro em questão, chassi 198, foi usado pelo alemão em três corridas daquela temporada de 2000: Espanha, Mônaco e Brasil. Entretanto, apenas em Interlagos Schumacher venceu subiu no lugar mais alto do pódio.

Ross Brawn, diretor técnico da Ferrari entre 1996 e 2006, disse que provavelmente este foi o melhor carro que a Ferrari já teve no início de uma temporada.

A Ferrari F300 de Michael Schumacher, da temporada de 1998, foi arrematada por nada menos do que US$ 6,2 milhões, ou R$ 23,3 milhões na conversão na época em 2022.

Com o número do chassi 187, este carro foi um dos utilizados pela lenda da F1 na temporada de 1998, mas tem algo particular: não perdeu nenhuma corrida daquela. O alemão pilotou o chassi 187 em quatro vitórias: Canadá, França, Grã-Bretanha e Itália.

Vale lembrar que aquela foi a primeira temporada a legalizar somente a utilização de um padrão de motor, que no caso foi este V10, ficando até 2006 na troca pelo motor V8.

Apesar de ter vencido seis corridas naquela temporada — incluindo os GPs da Hungria e da Argentina na lista acima —, Schumacher não foi campeão mundial, pois o finlandês Mika Häkkinen conquistou oito vitórias e ficou no pódio em praticamente todas as corridas.

A Ferrari F2001, pilotada pelo alemão na temporada de 2001, nos GPs de Mônaco e da Hungria, foi leiloada por 5,5 milhões de libras, o equivalente a R$ 23,9 milhões na conversão da época, em 2017. Schumacher venceu esses dois GPs e conquistou o seu quarto título mundial e segundo pela Ferrari.

O modelo F2002 foi pilotado pelo alemão na temporada de 2002, na qual ele foi campeão pentacampeão mundial. E esse carro específico ele pilotou três vitórias daquele ano: San Marino, Áustria e França. O carro foi leiloado antes do GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em 2019. O valor pago foi de 5 milhões de libras, ou R$ 30,5 milhões na época.

O F2003-GA é o segundo carro de F1 mais caro já vendido da história, ficando atrás somente do carro do Mercedes W196R de 1954 do argentino Juan Manuel Fangio, que foi leiloado pela bagatela de R$ 140,3 milhões em 2013. O carro de Schumacher foi comercializado por nada menos que 14,8 milhões de euros, o equivalente a R$ 81,1 milhões na cotação dá época – outubro de 2023.

Mas por que a Ferrari de 2003 é tão valiosa?

Alguns motivos explicam o valor alcançado pela Ferrari de 2003 de Schumacher. O primeiro deles é que esse foi o carro responsável por fazer o piloto alemão conquistar seu sexto título na Fórmula 1 e bater o recorde de maior vencedor da história na época, que até então pertencia a Fangio.

Além disso, esse é um dos únicos carros da carreira de Schumacher que o fizeram garantir cinco vitórias, subir no pódio outras duas vezes e ainda conquistar três pole positions na mesma temporada.

Tudo isso já é bastante histórico, mas a lista para deixar o monoposto ainda mais raro não acabou. Desde a última corrida, a Ferrari F2003-GA só foi colocada na pista novamente pouquíssimas vezes e rodou apenas cerca de 238 km. Aliás, alguns desses quilômetros foram feitos por ninguém menos que o filho do heptacampeão, Mick Schumacher, que atualmente é piloto reserva das equipes de da Mercedes e da McLaren

Vale lembrar também que o motor e o próprio carro foram revisados pela Ferrari no ano passado para que a F2003-GA fosse vendida em pleno funcionamento. E falando em motor, a lendária máquina é equipada com um V10 de 3.0 litros capaz de gerar 845 cv de potência a 19.000 rpm.

Dos cinco carros de F1 mais caros já vendidos em toda história, quatro são do Schumacher. Todos os levantamentos foram feitos com base nos dados das casas de leilão que os respectivos carros foram vendidos.

* o valor pode variar dependendo do preço que o carro foi vendido, entretanto, pela margem, já dá para cravar que o carro foi o terceiro mais caro da história

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Fonte: direitonews

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