F1: Ferrari quebra recorde no GP da Bélgica e Leclerc mantém sequência


Charles Leclerc, da Ferrari, garantiu a 20ª pole position de sua carreira no Grande Prêmio da Bélgica, igualando Valtteri Bottas pelo maior número de poles sem vencer um campeonato. Este feito marcante ocorreu durante uma sessão de qualificação dramática em Spa na sexta-feira, com a pista molhada secando rapidamente e as equipes lutando para decidir quando mudar para pneus slick.

Embora Max Verstappen tenha sido o mais rápido por uma margem considerável, ele não começará na pole no domingo devido a uma penalidade de grid imposta após a necessidade de uma nova caixa de câmbio.

Leclerc, que venceu a corrida em 2019 a partir da pole position neste circuito, proporcionou à Ferrari a 12ª pole em Spa, o maior número de qualquer equipe, superando a McLaren. Todas as largadas na primeira fila de Leclerc este ano ocorreram em finais de semana de Sprint.

Sergio Perez, da Red Bull, terá sua primeira largada na primeira fila desde que conquistou a pole em Miami há quase três meses. Ele larga em segundo aqui pelo segundo ano consecutivo. Lewis Hamilton, da Mercedes, marcou 12 largadas entre os três primeiros nesta pista em 17 visitas.

Carlos Sainz, que conquistou a pole no ano passado, começa em quarto – entretanto, ninguém venceu a partir do P4 neste circuito em 55 corridas de campeonato de F1 anteriores.

Oscar Piastri, da McLaren, que superou seu companheiro de equipe pela segunda vez este ano, largará em quinto. Este é o terceiro GP consecutivo em que Piastri começa entre os cinco primeiros.

A diferença de tempo no Q3 entre Verstappen e Leclerc foi a maior margem de liderança em Spa desde que Juan Pablo Montoya conquistou a pole por 0,887s em 2001. Verstappen, que começa em sexto e nunca venceu a partir dessa posição, poderá igualar o recorde de carreira de Fernando Alonso de vencer de nove posições diferentes no grid se vencer no domingo.

Lando Norris, da McLaren, começa em P7, sua melhor classificação em Spa em sua quinta visita, enquanto George Russell da Mercedes começa em oitavo, dez posições acima de sua posição inicial no GP da Hungria, onde terminou em sexto.

Fernando Alonso, que mantém o recorde de ser o único piloto a chegar à Q3 em todas as corridas deste ano, começa em nono. Seu companheiro de equipe, Lance Stroll, conseguiu chegar à Q3 em Spa pela segunda vez em sua carreira.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Ferrari mostra força em condições variáveis no GP da Bélgica; Verstappen lidera, mas começa em sexto
Próxima GP da Bélgica 2023: acompanhe o ao vivo da qualificação Sprint da F1 em Spa