F1: Ferrari mostra força em condições variáveis no GP da Bélgica; Verstappen lidera, mas começa em sexto


No primeiro dia de ação do Grande Prêmio da Bélgica de 2023, a equipe da Ferrari demonstrou uma performance impressionante em condições instáveis. Charles Leclerc e Carlos Sainz pareceram os mais confiantes no clima chuvoso que atingiu Spa na sexta-feira, levando essa forma para a sessão de qualificação mais tarde.

Max Verstappen, da Red Bull, foi o mais rápido, com uma vantagem impressionante de 0,8 segundos sobre o resto do campo. No entanto, devido a uma penalidade de cinco posições no grid por uma mudança de caixa de câmbio, será Leclerc quem largará na pole.

Leclerc, que teve dificuldades em condições semelhantes este ano – na Espanha, Canadá e Áustria – atribuiu a melhoria de sua performance ao trabalho em seu estilo de pilotagem e abordagem em tais sessões. Sainz, por outro lado, poderia ter estado mais próximo de seu companheiro de equipe se não tivesse um grande momento nas Curvas 8 e 9 em sua última volta. Ainda assim, ele vai começar na segunda fila e espera se posicionar para um pódio no domingo.

Enquanto isso, o líder do campeonato, Max Verstappen, não teve um dia tranquilo, conseguindo apenas passar para a Q2 com o 10º tempo mais rápido. Apesar do seu desempenho menos do que ideal, a superioridade do Red Bull deste ano e o fato de ter vencido a corrida do ano passado a partir do 14º lugar, fará com que Verstappen espere nada menos que uma oitava vitória consecutiva no domingo.

A Mercedes teve uma sorte mista, com Lewis Hamilton terminando a classificação em terceiro, à frente de seu companheiro de equipe George Russell. Os dados da simulação de classificação sugerem que eles poderiam cair atrás da McLaren se o tempo estiver seco amanhã.

Por outro lado, a McLaren parece ter caído na ordem de classificação. Apesar disso, a equipe conseguiu confortavelmente colocar ambos os carros na Q3, com a performance de Oscar Piastri sendo um destaque.

A chuva constante limitou a coleta de dados e configura um fim de semana emocionante. Com a falta de prática de longo prazo, as equipes estarão contando com simulações pré-evento para julgar as longas corridas para o Sprint de sábado e o Grande Prêmio de domingo. Isso adiciona uma pitada de imprevisibilidade ao fim de semana, tornando as próximas corridas ainda mais intrigantes.

Fonte: f1mania

Anteriores F1 tem sábado de qualificação e corrida na Bélgica; saiba como assistir
Próxima F1: Ferrari quebra recorde no GP da Bélgica e Leclerc mantém sequência