A Ferrari chegou ao Grande Prêmio do Japão carregando suas últimas grandes atualizações da temporada, com um piso revisado, em uma tentativa de diminuir a diferença para a Mercedes no campeonato. Na última corrida em Singapura, a escuderia italiana reduziu a margem para apenas 24 pontos, graças à atuação de Carlos Sainz, que encerrou a sequência de vitórias da Red Bull e Max Verstappen.
Embora a Ferrari praticamente descarte uma segunda vitória em Suzuka, o time trouxe novos componentes com o objetivo de desafiar a Red Bull na próxima temporada. A equipe fez várias mudanças no piso, incluindo revisões nas cercas do piso dianteiro, arestas do piso, piso intermediário e parede lateral do difusor. O objetivo dessas modificações é melhorar a distribuição de carga e aumentar a eficiência do carro.
A Mercedes, atual segunda colocada no campeonato, também trouxe uma atualização: uma nova asa traseira com uma aba externa projetada para gerar um pequeno vórtice, visando aprimorar downforce e arrasto locais. Já a Red Bull, líder do campeonato, não apresentou novas peças, mantendo o foco em testar componentes já utilizados em corridas anteriores.
Outras equipes também fizeram suas apostas em atualizações. A McLaren introduziu duas novas peças, uma asa específica para o circuito e uma nova entrada no sidepod para melhorar o fluxo e o resfriamento. A Aston Martin veio com um novo duto de freio dianteiro desenhado para Suzuka, e a Williams introduziu novas cercas de piso. Já a AlphaTauri trouxe uma nova asa traseira e retrovisor, enquanto Alpine, Alfa Romeo e Haas não realizaram qualquer atualização para esta corrida.
Com as mudanças significativas das equipes, o Grande Prêmio do Japão promete ser um campo de batalha técnico, onde cada pequeno ajuste pode fazer a diferença na luta pelo campeonato.
Fonte: f1mania