F1: Ferrari adota cautela sobre ter encontrado solução para “porpoising”


A Ferrari permanece cautelosa quanto à eficácia das atualizações introduzidas no GP da Itália de Fórmula 1, que supostamente teriam solucionado o problema de ‘porpoising’ em alta velocidade enfrentado pela equipe. A temporada 2024 começou promissora para a equipe italiana, com o SF-24 conquistando nove pódios e duas vitórias nas primeiras oito corridas. No entanto, uma atualização implementada no GP da Espanha, em junho, desencadeou um ‘porpoising’ acentuado em altas velocidades, inclusive em curvas de alta, comprometendo o desempenho do carro.

Embora medidas temporárias tenham sido adotadas para minimizar o problema, a Ferrari viu sua posição na classificação do campeonato cair, enquanto McLaren e Mercedes evoluíam. Em Monza, a equipe trouxe várias novas peças, incluindo um assoalho revisado, que pareceu corrigir o problema, culminando na vitória de Charles Leclerc na corrida em casa da equipe.

Apesar do resultado positivo, o chefe da equipe, Frederic Vasseur, pediu cautela, destacando que as características únicas do circuito de Monza não permitem uma avaliação precisa das modificações. “É difícil entender o impacto das atualizações em uma pista como Monza, que é muito diferente do restante da temporada”, afirmou Vasseur.

O time italiano precisará esperar até o GP de Austin, em outubro, para avaliar se o problema foi realmente solucionado. Leclerc, que compartilha da cautela de Vasseur, acredita que ainda é cedo para afirmar que a equipe pode rivalizar com a McLaren nas corridas restantes. “O upgrade nos aproximou da McLaren, mas não acho que seja suficiente para sermos o carro a ser batido no restante da temporada”, disse Leclerc.

Carlos Sainz, que terminou em quarto lugar em Monza, também foi reservado em suas expectativas. Para ele, apenas em Austin será possível verificar se as atualizações realmente transformarão a temporada da Ferrari ou se a equipe voltará a enfrentar dificuldades como em Zandvoort. “Precisamos de mais amostras para entender o impacto desse novo assoalho. As próximas pistas, como Baku e Singapura, são muito específicas, e Austin será o verdadeiro teste para ver o quanto melhoramos”, concluiu Sainz.

A Ferrari segue, portanto, em alerta, esperando por pistas mais convencionais para determinar se realmente conseguiu resolver os desafios enfrentados nesta temporada.

Fonte: f1mania

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