F1: Ex-presidente da FIA revela contato de Wolff e Horner durante a polêmica corrida de Abu Dhabi em 2021


O ex-presidente da FIA, Jean Todt, revelou que foi contatado por Toto Wolff e Christian Horner durante a polêmica corrida em Abu Dhabi em 2021, na qual Max Verstappen venceu o Campeonato Mundial de Fórmula 1.

A corrida terminou em controvérsia quando um Safety Car foi acionado tardiamente e apenas os carros entre Hamilton e Verstappen foram autorizados a voltar ao mesmo nível, levando a um final dramático em que Verstappen ultrapassou Hamilton com pneus novos para vencer seu primeiro título, negando a Hamilton seu oitavo campeonato.

Todt, que era o presidente da FIA na época, afirmou que não interferiu no processo de tomada de decisão, que é responsabilidade dos comissários e do diretor da corrida. “Os árbitros devem ser autônomos”, disse ele ao Corriere della Sera. “Você já ouviu [o presidente da FIFA, Gianni] Infantino dizer ‘Aqui teve uma penalidade e aqui não teve’?”

Durante a corrida, Todt estava assistindo de uma casa de campo com sua equipe quando Horner e Wolff entraram em contato com ele. “Não posso interferir, é responsabilidade dos comissários e do diretor da corrida”, respondeu ele.

A controvérsia resultou na saída de Michael Masi de seu cargo de diretor de corrida antes do início da temporada de 2022 e, eventualmente, da FIA no ano passado. O atual diretor de corrida interino é Neils Wittich, enquanto Mohammed Ben Sulayem assumiu o cargo de Todt como chefe da FIA.

Apesar da saída de Masi, ele esteve presente no recente Grande Prêmio de Fórmula 1 em Melbourne, marcando a primeira vez que ele esteve no paddock desde a polêmica de Abu Dhabi. O incidente ainda é um tópico de debate no mundo da F1 e provavelmente será lembrado como um dos momentos mais controversos da história do esporte.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: O futuro de Lewis Hamilton na F1 ainda é incerto, diz chefe da Mercedes
Próxima F1: Lewis Hamilton feliz ao ver Valtteri Bottas “florescer” fora das pistas