A AlphaTauri optou por manter Yuki Tsunoda ao lado de Daniel Ricciardo para a temporada 2024 da Fórmula 1, mas a decisão parece gerar discordância entre parte dos especialistas. Um deles é Karun Chandhok, ex-piloto de F1 e atual comentarista da Sky Sports, que defende que Liam Lawson seria uma escolha melhor para a equipe.
Chandhok baseia sua argumentação no desempenho impressionante de Lawson durante a ausência de Ricciardo. O neozelandês, apesar da pouca experiência em F1, surpreendeu ao alcançar o Q3 em Singapura e conquistar o melhor resultado da AlphaTauri até aquele momento, um nono lugar.
Essa performance veio logo após Lawson ser informado de que não seria promovido a titular em 2024. Ele permanecerá como piloto reserva da Red Bull no próximo ano, mas há fortes chances de ser promovido em breve, mesmo que em outra equipe.
Ao incluir Lawson entre os dez melhores pilotos de 2023, Chandhok destacou o fim de semana em Singapura como prova do potencial do jovem piloto. Além disso, questionou a decisão da AlphaTauri de manter Tsunoda, respaldado pela Honda, em detrimento de Lawson.
“É uma escolha um pouco controversa, porque só temos quatro corridas como base de dados”, afirmou Chandhok no podcast da Sky F1. “É difícil, mas sei por minha própria experiência como é duro para um piloto reserva simplesmente entrar e fazer o trabalho. Acho que ele fez um excelente trabalho em situações de alta pressão.”
Chandhok ressalta que Lawson se manteve concentrado e performático, mesmo sabendo que a decisão sobre a titularidade já havia sido tomada. “Disseram a ele minutos antes de ir para o carro em Singapura, uma das voltas de qualificação mais difíceis da temporada, que seu desempenho naquele ano não importava, ele não teria a vaga no próximo ano. Mesmo assim, ele entrou no Q3 e superou Yuki.”
Ao comparar Lawson com Tsunoda, Chandhok defende que o neozelandês não ficou atrás do japonês nos GPs que disputou. “Na verdade, nas corridas, ele fez um trabalho melhor que Yuki, francamente”, concluiu o ex-piloto.
Essa escolha da AlphaTauri, portanto, divide opiniões. Enquanto a equipe prefere a dupla experiente, formada por Tsunoda e Ricciardo, alguns especialistas, como Chandhok, visualizam um grande potencial em Lawson e questionam se a decisão a longo prazo foi realmente a mais acertada.
Fonte: f1mania