F1: Ex-piloto comenta sobre ‘porpoising’ na Ferrari no teste de hoje no Bahrein


Apesar das medidas implementadas pela FIA para tentar combater o ‘porpoising’ nesta temporada da Fórmula 1, mas alguns carros de 2023 já mostraram sinais desse fenômeno na manhã de abertura dos testes de pré-temporada. A Ferrari de Carlos Sainz, foi um dos carros que mais apresentou ‘saltos’.

O ‘porpoising’ foi um dos principais assuntos na temporada do ano passado, com a grande maioria das equipes (algumas mais, outras menos) sofrendo com o fenômeno, que é resultado da aerodinâmica usada para o efeito solo.

Para minimizar o problema, as equipes foram obrigadas a aumentar a altura do assoalho de seus carros, com isso custando um pouco de downforce e velocidade.

Esse foi o problema em que a FIA interveio e determinou que nesta temporada a altura do piso seria levantada em 15 mm.

Mas parece que a Ferrari pode continuar com problemas, pois Sainz foi flagrado ‘saltando’ fortemente no Circuito Internacional do Bahrein na manhã desta quinta-feira.

O espanhol passou a manhã com uma asa traseira de carga média, especulada de ter sido projetada para aproximar a Ferrari de Red Bull em termos de arrasto e velocidade linear.

Anthony Davidson, ex-piloto de F1 e atual comentarista da Sky Sports, demonstrou preocupação com a Ferrari: “Eu não vi a cabeça de ninguém saltar tanto quanto a de Carlos Sainz”, disse ele.

“É uma pista esburacada aqui, mas eu não vi ninguém saltar tanto quanto a Ferrari de Sainz”, concluiu Davidson.

Obviamente ainda é cedo para qualquer conclusão, mas pode ser interessante uma observação maior sobre a Ferrari em relação a questão do ‘porpoising’.

Fonte: f1mania

Anteriores Família e amigos se despedem de Germano Mathias, ícone do samba sincopado, na Alesp
Próxima F1: Drugovich exalta oportunidade de pilotar Aston Martin no Bahrein: “Proveitoso”