F1: Ex-piloto alemão critica atual momento da categoria


Hans-Joachim Stuck, lenda do automobilismo alemão e ex-piloto de Fórmula 1, fez duras críticas aos acontecimentos recentes na categoria. Em entrevista à Eurosport alemã, o ex-piloto de 72 anos foi questionado sobre sugestões de que a FIA deveria introduzir algumas regras, para tentar conter o domínio absoluto da Red Bull.

“Eu acho isso totalmente injusto”, afirmou Stuck. “É muito mais importante para a FIA se organizar melhor e acabar com coisas ridículas, como o uso do safety car na chuva”, disse ele.

Para o alemão, o fato das corridas começarem atrás do carro de segurança é uma brincadeira (de mau gosto) com o público. Ele acrescentou que alguns de seus amigos se sentiram enganados recentemente, após a corrida começar atrás do safety car em Spa-Francorchamps.

Quanto às credenciais de sustentabilidade da F1, Stuck considera inaceitável que combustíveis sintéticos ainda não estejam sendo utilizados para alimentar os carros. “Por que isso não acontece há muito tempo?”, questionou. “A Fórmula 1 sempre deve desempenhar um papel pioneiro.”

Stuck mencionou que já é possível converter carros clássicos para funcionar com combustíveis sintéticos, então por que não na Fórmula 1? Ele considera impossível que a categoria ainda não esteja seguindo essa abordagem.

O ex-piloto também criticou a resistência enfrentada por uma possível nova equipe, como a Andretti-Cadillac, que pretende entrar na categoria a partir de 2025. Ele questionou se isso teria acontecido sob a liderança de Jean Todt (ex-presidente da FIA).

Stuck afirmou que a F1 claramente precisa de novas equipes, já que há vários pilotos talentosos que merecem estar na categoria, mas atualmente não conseguem encontrar um lugar. Um desses pilotos é o também alemão Mick Schumacher, segundo ele.

“Mick certamente está aprendendo muito na Mercedes”, disse Stuck. “Mas como ele conseguirá um lugar no grid novamente ainda está para ser visto. Se você não consegue mostrar e provar seu talento na pista, infelizmente, rapidamente fica fora dos olhos do público”, disse Stuck, que ainda acrescentou que Schumacher deveria estar mostrando suas habilidades em um carro que mereça e com um chefe de equipe competente, não alguém como Gunther Steiner (chefe da Haas), que não sabe liderar e ajudar as pessoas, segundo o ex-piloto alemão.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: “Renault precisa investir mais na Alpine”, afirmou Budkowski
Próxima Na retomada dos trabalhos, CPI dos Fios ouve representantes do setor de reciclagem