F1: Ex-piloto acredita que Vowles seja “superestimado” e culpado pela deterioração da Williams


Marc Surer, ex-piloto da F1, disse que o trabalho de James Vowles na Fórmula 1 é “superestimado” e que, na verdade, a sua chegada na Williams apenas contribuiu para a sua “deterioração”. O atual chefe da equipe deixou seu cargo como estrategista chefe na Mercedes para assumir a posição principal no time britânico. Em 2023, já sob a supervisão de Vowles, a Williams terminou em 7º lugar e teve uma melhora notável no desempenho. No entanto, 2024 tem se provado um desafio maior, e Surer atribui o fracasso da equipe ao britânico. 

Vowles tem sido muito verbal a respeito de seus planos com a equipe, buscando levar a Williams de volta ao topo. Nesta temporada, a Williams conquistou apenas quatro pontos na primeira metade da temporada, mas Vowles detém seu foco no desenvolvimento do carro de 2026, um ano de novas regulamentações na categoria que prometem mudar o jogo para muitas equipes, trazendo mais competitividade no grid.

Carlos Sainz, que procurava um novo assento para 2025, encontrou um na Williams, com o chefe da equipe britânica elogiando o espanhol e destacando o seu papel para ajudar na reestruturação do time. No entanto, sobre a decisão de Sainz de se juntar a Williams, Surer diz: “Por que eles deveriam de repente melhorar tanto agora? Eles pioraram este ano, não se deve esquecer disso!”

“Eu sempre disse que James Vowles é simplesmente superestimado. Jost Capito construiu um carro com sua equipe. James Vowles chegou a Williams, pegou o carro e eles terminaram nos pontos”.

“Parecia muito bom, e todo o louvor foi para James Vowles – mas não para o homem que construiu o carro. Jost Capito se foi. E agora que ele está construindo seu próprio carro este ano, o carro está pesado e lento demais, e as atualizações são lentas demais”.

“Eu acho que eles claramente se deterioraram na Williams.”

“Não devemos esquecer: Não se pode mudar muito para o próximo ano porque você tem que construir o novo carro então,” continuou Surer. “A partir de 1º de janeiro, eles podem começar a projetar o novo carro, e todos farão isso.”

“Isso significa que as coisas serão muito melhores na Williams no próximo ano? Eu duvidaria disso. Pontos, sim, mas não acho que eles estarão na frente.”

Vowles afirmou que a Williams trará atualizações após as férias de verão, e espera que isso coloque a equipe na zona de pontuação na segunda metade da temporada.

“Temos atualizações chegando após a pausa de verão,” disse Vowles. “Espero que em Zandvoort e depois em Baku, ou na corrida seguinte a Baku, que eu acho que é em Singapura”.

“No mundo da Fórmula 1, são grandes avanços. São números substanciais que devem nos colocar de volta à disputa por pontos”.

“E isso é alcançado através de várias coisas. Serão atualizações aerodinâmicas. Você verá uma atualização na suspensão. E verá uma redução de peso no carro. Então, são fundamentalmente três rotas principais pelas quais estamos fazendo isso.”

Fonte: f1mania

Anteriores Dólar fecha em valor recorde no Governo Lula
Próxima Gabinete de Segurança Institucional é questionado após demitir militares que doaram para Bolsonaro