Após oito campeonatos consecutivos, a Mercedes passou longe de conquistar mais um título na categoria. A equipe alemã acabou sendo afetada pelos novos regulamentos técnicos, dos quais foi divergente na filosofia do carro.
O W13 deu sinais de melhoras somente nas etapas finais. Com um acerto competitivo em Austin, na Cidade do México e no Brasil, onde a Mercedes teve seu auge na temporada, com a dobradinha de George Russell e Lewis Hamilton.
O ex-diretor técnico da equipe, Paddy Lowe, em nenhum momento deixou de duvidar da capacidade da octacampeã em se reerguer. O engenheiro apontou que os carros atuais possuem uma alta complexidade. “Especialmente os aspectos fundamentais deles, ao longo da temporada, é muito, muito difícil”, revelou ao GPblog.
Além disso, Lowe destacou que “não há absolutamente nenhuma razão para se sentir desapontado com o que eles alcançaram. Isso tem que parar em algum momento, não é? E eles terminaram muito além de qualquer outro ali.”
Outra questão enfatizada por Paddy foi o oitavo título de construtores da Mercedes no ano passado, no qual o momento de glória foi ofuscado pela decisão conturbada na pista. “Um oitavo título consecutivo de construtores, isso deveria ter sido uma grande notícia e realmente foi enterrado, o que eu achei realmente terrível”, argumentou.