F1: Ex-diretor técnico da Ferrari falece aos 87 anos


000_18r0vd-59

Faleceu aos 87 anos, Mauro Forghieri. O italiano foi diretor técnico da Ferrari por muitos anos entre 1962 e 1984, com o qual viveu vários períodos de sucesso. O icônico projetista da equipe, foi nomeado cidadão honorário na cidade italiana de Modena em janeiro deste ano.

Depois de estudar engenharia mecânica, Forghieri ingressou na Ferrari em 1960. Quando o designer-chefe Carlo Chiti saiu um ano depois, os italianos o convidaram para chefiar o departamento técnico da equipe. Isso provou ser uma escolha muito acertada da Ferrari.

Forghieri teve sucesso rapidamente na Scuderia, conquistando o título na Fórmula 1 com a Ferrari, junto com o piloto britânico John Surtees em 1964. No entanto, ele então teve que esperar por alguns anos até que outro campeonato fosse conquistado. De fato, somente em 1975, o austríaco Niki Lauda conseguiu novamente um título para a Ferrari. Dois anos depois, Lauda conquistou o título novamente, após o qual, o sul-africano Jody Scheckter, também foi bem sucedido em 1979.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });

Em 1984, Forghieri decidiu deixar o cargo de diretor técnico e se concentrar no projeto Ferrari 408 4RM. O italiano deixou a Ferrari em 1987 para assumir um novo desafio na Lamborghini, onde encerrou sua carreira alguns anos depois.

Mesmo depois de sua aposentadoria, Forguieri continuou a seguir a Fórmula 1 de perto nos últimos anos e sempre foi muito respeitado dentro da Scuderia Ferrari.

 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });

 

 

 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });

Anteriores Brooklyn Nets: demissão de Steve Nash chocou Kevin Durant
Próxima FMI alerta que Argentina deve se ajustar para estabilizar economia e conter inflação