O ex-diretor do circuito de Zandvoort, Jim Vermeulen, acredita que o impasse político local, sobre a realização do GP da Holanda foi mal administrado.
Atualmente, há um conflito entre o governo local em Zandvoort e os organizadores do GP da Holanda, sobre o chamado ‘imposto de entretenimento’, que os políticos locais estão tentando introduzir, para tentar arrecadar fundos para cobrir os custos locais de sediar a corrida, que eles afirmam ser de mais de US$ 640.000.
Esse imposto causaria um aumento nos preços dos ingressos, mas seria utilizado para compensar os custos do governo local, porém o ex-piloto de Fórmula 1 e atual diretor esportivo do GP da Holanda, Jan Lammers, se opôs à isso, alegando que o dinheiro trazido para a economia local pelos torcedores durante o fim de semana da corrida, supera muitas vezes o custo para o município, e os torcedores não deveriam ter os preços dos ingressos aumentados com base nisso.
Falando sobre a perspectiva do governo local, Jerry Kramer, presidente do partido Jong Zandvoort, conversou com a publicação holandesa, De Telegraaf em dezembro: “A organização do GP da Holanda deve perceber que eles precisam desesperadamente de nós.”
“Desse jeito, será uma história difícil. Como município, incorremos em custos com a Fórmula 1 todos os anos, cerca de US$ 640.000. Dessa forma, não apoio o investimento desse valor novamente. Recentemente, como partidos de coalizão, mais uma vez apoiamos esse imposto.”
“O GP da Holanda não pode simplesmente presumir que os estamos patrocinando. Eles devem perceber que estão arriscando o futuro na F1 com isso”, disse Kramer.
“Eles apenas assumem que o município paga por tudo. É dinheiro público. O imposto do entretenimento agora está sendo chamado de ‘imposto divertido’, como se quiséssemos lucrar. Mas a Fórmula 1 já custou milhões ao município, e agora é hora disso ser pago de volta adequadamente”, acrescentou.
Mas Lammers não se comoveu com as palavras de Kramer, e falou ao Motorsport.com: “Além de mais de 17 milhões de dólares de faturamento adicional para Zandvoort nos últimos dois anos, há também um índice de orgulho tremendamente alto dos residentes e empresários de Zandvoort.”
Essa situação criou um impasse entre as duas partes em relação à realização da corrida, que se tornou um sucesso instantâneo entre os fãs desde sua reintrodução no calendário da F1 em 2021.
Mesmo assim, a Fórmula 1 continuará a correr em Zandvoort até 2025, pelo menos depois que o contrato com o circuito para sediar a categoria foi prorrogado por dois anos, e as duas primeiras edições do relançado GP da Holanda viram um mar de fãs vestidos de laranja torcendo por Max Verstappen.
Um imposto turístico não é incomum em vilas e cidades da Europa, por meio de uma pequena taxa diária cobrada das pessoas que ficam no local.
Zandvoort é uma cidade costeira com menos de 20.000 habitantes, que recebe mais de 100.000 fãs por dia no circuito, quando a Fórmula 1 chega à Holanda.
Como o impasse será resolvido, ainda não se sabe, porém pelo menos em princípio, não deve comprometer a realização do GP da Holanda enquanto o contrato estiver em vigor até 2025, mas depois desse período nada está garantido.