O ex-diretor técnico da Mercedes, Paddy Lowe, acredita que a oitava conquista consecutiva do título de construtores da Mercedes em 2021, foi ‘ofuscada’, pelo drama em torno do título de pilotos em Abu Dhabi.
A disputa pelo título entre Max Verstappen e Lewis Hamilton foi até a última volta no circuito de Yas Marina em 2021, assim como a briga entre a Red Bull e a Mercedes.
Enquanto Verstappen ultrapassou Hamilton na última volta, para garantir seu primeiro título de pilotos em circunstâncias muito controversas, a Mercedes garantiu o título de construtores pela oitava temporada consecutiva, após uma disputa que durou o ano todo com a Red Bull e entre os quatro pilotos das duas equipes.
Lowe falou ao PlanetF1.com que a Fórmula 1 é um ‘esporte de risco’, o que contribuiu para ele ter gostado de Verstappen ter conquistado o título de pilotos pela primeira vez em 2021, mas acha que o oitavo título de sua ex-equipe na classificação dos construtores deveria ter sido mais valorizado.
A Mercedes caiu para o terceiro lugar na classificação de equipes após as mudanças no regulamento de 2022, com Red Bull e Ferrari ficando à frente da equipe alemã na maior parte da temporada, com a vitória de George Russell no GP de São Paulo, sendo a única da Mercedes em 2022.
Lowe respondeu ao PlanetF1.com: “Não, de jeito nenhum”, quando questionado se tinha alguma dúvida de que a equipe se recuperaria de seu início difícil em 2022.
“É um processo muito difícil. Com a complexidade dos carros hoje em dia, o ritmo em que você pode desenvolver, especialmente os aspectos fundamentais deles, dentro da temporada, é muito, muito difícil.”
“Sabe, o relógio continua correndo e você tem que continuar empurrando coisas para fora, e há muita frustração quando você sabe o que está errado, mas não pode resolver rapidamente porque envolve algumas partes muito difíceis de mudar, e assim por diante. Então eu senti a dor deles em relação a isso”, disse Lowe.
“Por outro lado, eles tiveram uma recuperação fantástica, então não há absolutamente nenhuma razão para se sentir desapontado com o que eles alcançaram. Essa é uma das partes que me deixou um pouco chateado em Abu Dhabi no ano passado, pois o foco ficou sobre a controvérsia do título de pilotos.”
“E o fantástico sucesso da Mercedes entre os construtores, é simplesmente inacreditável vencer oito campeonatos de construtores consecutivos. Isso eclipsa de longe qualquer campeonato de pilotos, seja Lewis ou Max em um ano. Um oitavo título de construtor consecutivo, deveria ter sido uma grande notícia e realmente foi ofuscado, o que eu achei realmente terrível”, finalizou Lowe.