F1 estuda abandonar pneus de 18 polegadas para diminuir peso dos carros em 2026


A Fórmula 1 está avaliando a possibilidade de abandonar os pneus de 18 polegadas a partir de 2026, como parte de uma medida para reduzir o peso dos carros.

Nos últimos anos, o peso dos carros da F1 tem aumentado constantemente, gerando reclamações dos pilotos sobre como isso afetou a pilotagem. No início da era turbo-híbrida em 2014, o peso mínimo dos carros era de 690kg, mas esse valor aumentou em mais de 100kg desde então.

A FIA já expressou o desejo de tornar os carros mais curtos e leves quando as novas regulamentações técnicas entrarem em vigor em 2026. Além do aumento de peso, os carros ficaram substancialmente mais longos com a introdução de novas regras nas últimas décadas.

Segundo informações do RacingNews365.com, a FIA está tentando combater essa tendência, implementando medidas para reduzir as crescentes dimensões de peso e comprimento, e uma área em que isso pode ser feito é com os pneus. Conversas estão programadas para ocorrer nas próximas semanas sobre o assunto.

A Pirelli introduziu os pneus de 18 polegadas na temporada passada, juntamente com novas regras aerodinâmicas, que trouxeram de volta o efeito solo. No entanto, apenas os novos pneus adicionaram cerca de 14kg de peso, principalmente devido ao aumento no tamanho da roda.

Embora a FIA esteja procurando soluções próprias, James Allison, diretor técnico da Mercedes, acredita que a questão deve ser deixada para as equipes. “Não é super simples fazer o peso ir na direção oposta”, afirmou ele anteriormente este ano. É particularmente complicado criar regras técnicas que vão tornar o carro muito mais leve. A maneira de torná-lo mais leve, acredito, é reduzir o limite de peso e torná-lo um problema nosso. Se os carros ultrapassarem o limite, isso nos força a tomar decisões bastante difíceis sobre o que colocamos em nossos carros e o que não colocamos. Mas nem todos concordam com esse ponto de vista. Mas essa é, em minha opinião, a maneira mais garantida de colocar pressão descendente sobre o peso dos carros”, concluiu Allison.

Fonte: f1mania

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