Fernando Alonso afirmou que seu primeiro teste com a Aston Martin não poderia ter sido muito melhor, já que ele se acostumou rapidamente com seu novo carro de F1.
Alonso esteve de volta à ação em Yas Marina hoje, para o teste de pneus pós-temporada em Abu Dhabi, já que todas as dez equipes permaneceram nos Emirados Árabes Unidos para o teste de um dia.
O espanhol, tendo rapidamente se livrado da decepção de seu abandono em sua última corrida com a Alpine no domingo, praticamente nem descansou antes de seguir imediatamente para a Aston Martin e, em na sequência, fazer uma visita guiada à garagem na segunda-feira para ser apresentado à sua nova equipe.
Alonso então participou do programa de testes na manhã dessa terça-feira no AMR22, embora em um carro verde escuro sem nenhuma marca, devido ao seu contrato com a Alpine ainda estar em vigor até o final do ano.
Completando 97 voltas no total, antes de sair para falar com a imprensa, Alonso estava radiante ao revelar seu otimismo para a próxima temporada.
“Estou muito mais otimista agora”, quando questionado pelo PlanetF1, se ele estava otimista sobre as chances da Aston Martin em 2023 após o teste, em relação a antes de pilotar o carro.
“Quando assinei com a Aston Martin em julho, fiquei 90% feliz. Quando eles começaram a melhorar e terminaram a temporada em alta, eu estava 100%, e depois dessa manhã fiquei +100%!”, afirmou o espanhol.
Embora o teste tenha corrido muito bem para Alonso, que completou 97 voltas sem problemas, ele revelou que não foi o mais confortável dos testes, pois seu assento não se encaixava perfeitamente nele.
“Primeiro o assento, porque estava machucando um pouco do lado esquerdo”, disse ele à imprensa quando questionado sobre quais melhorias são necessárias.
“Completamos 97 voltas em uma manhã, então foi bastante extremo. Mas vamos ter que sentar, tenho que repassar agora na minha cabeça, tudo que eu senti. Existem pequenas coisas, a maioria delas é sobre conforto, não exatamente o equilíbrio em si ou o comportamento do carro.”
“As mensagens do painel quando você faz uma mudança, quanto tempo uma mensagem aparece no painel. Esse tipo de coisa, obviamente, você está acostumado com um setup, e agora você tenta acomodar as coisas, ver de uma forma mais natural. Portanto, esse tipo de coisa provavelmente é a prioridade agora”, acrescentou.
Questionado sobre quais diferenças ele sentiu entre o AMR22 da Aston Martin e o A522 da Alpine, Alonso respondeu: “É muito diferente, porque acho que as filosofias são muito diferentes sobre como eles projetam o carro.”
“Então foi bom sentir um pouco as diferenças e agora tentar entender qual é o melhor caminho. No ano que vem, o carro será novo em quase tudo. Portanto, não há muito sentido em desenvolver muito essa ideia ou algo assim. Era mais sobre controles e outras coisas.”
“Felizmente fiquei surpreso com tudo, mas o carro deste ano não está nem perto do que usaremos no ano que vem. Não foi realmente nada para ficar confiante ou algo assim. Não é como se houvesse uma continuação deste carro”, acrescentou Alonso.