F1: Estatísticas e curiosidades do GP da Bélgica 2024


À medida que entramos no intervalo de verão, o Grande Prêmio da Bélgica demonstrou que prever como será o restante da temporada de 2024 da Fórmula 1 é um desafio. Red Bull, Ferrari, McLaren e Mercedes dominaram corridas, e sete pilotos venceram GPs. Aqui está um resumo dos números fascinantes após Spa-Francorchamps.

Lewis Hamilton se tornou o primeiro piloto, além de Max Verstappen, a vencer múltiplos Grandes Prêmios em uma temporada desde abril do ano passado, quando Sergio Perez conseguiu o feito. Antes da desclassificação de George Russell, o resultado estava prestes a ser o 60º 1-2 da Mercedes na Fórmula 1 e seria apenas o segundo nos últimos quatro anos, sendo o último em São Paulo 2022 com Russell e Hamilton. As comemorações iniciais de Russell ocorreram um dia após o ‘Norfolk Day’, um dia de celebrações em seu condado natal na Inglaterra. Vale lembrar que o único pódio de Russell em Spa continua sendo seu pódio de meio pontos pela Williams em 2021.

A vitória de hoje de Hamilton foi seu 11º pódio em Spa. Foi também o quarto pódio de Hamilton nos últimos cinco Grandes Prêmios, após um início de ano sem subir ao pódio nas primeiras nove corridas. Com Oscar Piastri em segundo lugar, a McLaren esteve no pódio pelo décimo Grande Prêmio consecutivo, um feito impressionante. Piastri, que no ano passado abandonou a corrida devido a uma colisão na primeira curva, conseguiu um excelente resultado este ano.

Os três primeiros colocados na pista foram separados por apenas 1.173 segundos, o final mais próximo sem qualquer intervenção de safety car desde o Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2016, quando Hamilton deliberadamente segurou o pelotão. Charles Leclerc, da Ferrari, cruzou a linha de chegada em quarto lugar, enquanto Max Verstappen, da Red Bull, ficou em quinto, repetindo a mesma posição do último Grande Prêmio na Hungria. Leclerc começou na pole position, tornando-se a sexta corrida consecutiva em que o pole position não vence, a sequência mais longa desde 2009/2010. Leclerc ainda não terminou no pódio desde que venceu o Grande Prêmio de Mônaco.

Verstappen terminou em quinto na pista em três das últimas quatro corridas, uma posição que ele ocupou poucas vezes nos últimos cinco anos. Para Lando Norris, da McLaren, o quinto lugar foi seu melhor resultado em Spa em seis participações na carreira. Carlos Sainz, da Ferrari, ao terminar em sexto, caiu atrás de Piastri no campeonato de pilotos. Sergio Perez, da Red Bull, terminou em sétimo e fez a volta mais rápida pela primeira vez nesta temporada.

Fernando Alonso, da Aston Martin, marcou pontos com a oitava posição no dia antes de seu 43º aniversário. Esteban Ocon, da Alpine, garantiu a nona posição, conquistando sua quarta pontuação na temporada. As três pontuações anteriores foram para o décimo lugar, a posição em que ele terminou hoje antes da desclassificação de Russell.

Esses números mostram a competitividade e a imprevisibilidade da temporada de 2024 da Fórmula 1, onde várias equipes e pilotos têm se destacado em diferentes momentos. O que mais nos reserva o restante da temporada? Fiquem atentos para mais emoções e surpresas.

Fonte: f1mania

Anteriores Apagão global afeta bolsas de valores e operações de câmbio
Próxima 'Lidar só com a resposta sai mais caro', diz Waldez Goés sobre desastres naturais (VÍDEO)