F1: Especialista em negócios acredita que Red Bull irá vender a AlphaTauri antes de 2026


O especialista em negócios da Fórmula 1, Mark Gallagher, acredita que a Red Bull terá como objetivo vender a equipe AlphaTauri, antes que as próximas grandes mudanças nas regras sejam implementadas em 2026.

A Red Bull tem duas equipes no grid da F1 desde 2006, quando a Minardi foi comprada pela gigante das bebidas energéticas e rebatizada como Scuderia Toro Rosso.

Tendo trazido pilotos como Max Verstappen e Sebastian Vettel, que conquistou a primeira vitória da equipe em um GP em Monza em 2008, a equipe italiana renasceu como AlphaTauri, a marca de roupas da Red Bull em 2020.

Embora Pierre Gasly tenha conquistado outra vitória para a equipe, novamente em Monza, a AlphaTauri tem tido dificuldades para manter um bom desempenho e atualmente ocupa o P9 na classificação de construtores, tendo marcado apenas dois pontos nas cinco primeiras corridas deste ano.

A Red Bull negou consistentemente relatos de que eles estão procurando vender a equipe, mas os rumores aumentaram após a morte do fundador Dietrich Mateschitz no ano passado, de que eles permaneceiam abertos a ofertas.

Falando através do podcast da revista GP Racing, Gallagher, que trabalhou para nomes como Red Bull, Jordan e Cosworth ao longo de uma respeitável carreira na F1, disse que agora não há necessidade da Red Bull ter uma segunda equipe.

“Por que eles criaram isso (AlphaTauri)? Eles fizeram isso, porque Dietrich não apenas teve essa ideia, essa visão de desenvolvimento de pilotos com Helmut (Marko), mas também porque politicamente deu a eles um assento extra na mesa, na era Ecclestone da Fórmula 1”, disse Gallangher.

“Dois dos dez lugares da mesa, 20% do grid. Isso não é mais relevante. O mundo mudou, a Fórmula 1 mudou sob nova propriedade. Eles podem vender esse time por muito dinheiro.”

“Vamos inventar um número. Vamos chamar de meio bilhão de dólares ou mais para comprar uma equipe de Fórmula 1. Uma das coisas que sabemos é que há um pequeno grupo de pessoas querendo entrar na F1. Alguns deles são sérios e têm dinheiro, alguns deles são absolutamente brincalhões, mas estão sonhando com isso”, acrescentou.

“Aquela marca AlphaTauri não parece estar atingindo seus objetivos, não parece ter relevância como negócio. “O programa de desenvolvimento de pilotos foi considerado deficiente.”

“Pessoalmente, ficarei surpreso se essa equipe ainda pertencer à Red Bull no momento em que a era dos regulamentos de 2026 começar. Eu acho que já terá mudado até lá”, finalizou Gallangher.

Fonte: f1mania

Anteriores IR: Receita abre amanhã consulta ao 1º lote de restituição de 2023
Próxima Comissão do Idoso discute planejamento e mais orçamento para a terceira idade