F1: Equipes testam novo composto de pneus C2 em Suzuka e apontam desafios


Na sexta-feira de treinos livres em Suzuka, as equipes de F1 tiveram uma agenda cheia não apenas com a avaliação dos compostos regulares, mas também com a experimentação de uma nova versão do pneu C2. Este teste vem como uma preparação para sua potencial introdução na temporada de 2024.

Os pilotos de todas as equipes tinham dois conjuntos desses pneus protótipos à disposição. No total, foram percorridos mais de 1300 quilômetros com o novo composto, fornecendo uma quantidade significativa de dados para análise. Apesar de a sessão ter sido interrompida por bandeiras vermelhas, o teste ocorreu em grande parte como planejado.

Simone Berra, engenheiro chefe, comentou sobre o desempenho dos pneus e os desafios de Suzuka: “Foi um dia muito movimentado, especialmente por ser uma pista que já é desafiadora para os pneus. Ficamos gratos às equipes e aos pilotos por colaborarem neste teste tão importante para o desenvolvimento do composto para 2024.”

De acordo com o feedback inicial, o novo pneu C2 ainda não atingiu o nível desejado de melhora na aderência. No entanto, esses dados ainda estão sob análise cuidadosa para chegar a uma decisão final sobre o futuro do composto.

Além do pneu protótipo, as equipes também avaliaram os três compostos regulares selecionados para o Grande Prêmio. Berra acrescentou que os indicativos iniciais apontam para um bom nível de desgaste, mas com uma degradação térmica elevada. “A temperatura da pista em Suzuka é sempre um desafio, oscilando em torno de 40°C, e as características da pista também contribuem para a degradação térmica”, disse ele.

Neste cenário, a estratégia de duas paradas parece ganhar força em comparação com a de uma única parada, tornando a seleção de pneus ainda mais crítica para o desfecho da corrida.

Fonte: f1mania

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