A Alfa Romeo conseguiu garantir a sexta posição no campeonato de construtores em 2022. No GP de Abu Dhabi, os resultados não foram tão bons, com Guanyu Zhou terminando a corrida no P12 e Valtteri Bottas no P15.
Frédéric Vasseur, chefe da equipe: “Esta noite foi a coroação de um trabalho incrível de todos na equipe, tanto na pista quanto em Hinwil. Terminar em P6 no campeonato superou as nossas expetativas e os objetivos que tínhamos traçado no início da temporada, pelo que podemos dizer com propriedade que esta temporada foi um sucesso. Estou orgulhoso do que alcançamos, mas esse é apenas mais um ponto de partida sobre o qual queremos construir. Na corrida desta noite, sabíamos que, largando tão atrás, pontuar teria sido difícil, mas poderíamos trabalhar em equipe e tomar decisões estratégicas para que a briga pelo sexto lugar pendesse em nossa direção. No final, ficou um pouco mais tenso do que esperávamos após o abandono de Hamilton, e as últimas voltas foram de roer as unhas! Mas nós trouxemos para casa, isso é o que importa, e você pode ver o que isso realmente significa para todos nós”, concluiu.
Bottas: “Estou muito satisfeito pela equipe, é um resultado importante e você pode ver o que significa para todos nós. Nossa luta pelo sexto lugar no campeonato foi difícil, mas conseguimos e estou orgulhoso de todos esta noite. A única coisa que importava para nós hoje eram os resultados da classificação e a estratégia que escolhemos foi bastante defensiva, tentando manter a posição e desacelerar nossos rivais quando nos encontramos na frente deles. Funcionou, mas foram alguns momentos tensos na última volta. Estou orgulhoso de como a equipe percorreu um longo caminho desde os testes de pré-temporada, e marcamos muitos pontos no início do ano e esses resultados fizeram toda a diferença no final da temporada. O espírito da equipe é excelente, podemos estar orgulhosos do nosso trabalho e isso vai nos ajudar a continuar nosso progresso no próximo ano. Há muito o que esperar”, acrescentou.
Zhou: “Estou muito orgulhoso desse time, não apenas por esta noite, mas por toda a temporada. Demos tudo na corrida e, apesar de não pontuarmos, atingimos o nosso objetivo, que era terminar em 6º lugar no campeonato. Tivemos que sacrificar minha estratégia para aguentar as últimas voltas e acho que fizemos um bom trabalho nisso. Nós realmente demos tudo na pista, foi uma luta incrível e acho que também a melhor ultrapassagem que fiz em toda a temporada. Recebemos o que merecíamos depois de um ano tão longo. Foi uma temporada de estreia incrível, começamos em alta e é bom ver que terminamos em alta também. É claro que nem sempre foi como esperávamos, tivemos alguns problemas de confiabilidade, mas tenho certeza de que resolveremos tudo durante o intervalo entre as temporadas e teremos um ano muito melhor. No geral, gostei muito da minha primeira temporada na Fórmula 1, com todo o apoio da minha equipe, do meu companheiro de equipe Valtteri e de todos os fãs. Sou grato por tudo isso e mal posso esperar pelo próximo ano”, completou.