Colton Herta foi um dos principais nomes do mercado de pilotos da F1 para a temporada 2023. Entretanto, o piloto norte-americano teve sua estreia adiada pela FIA por não ter os pontos necessários para a Superlicença. Mas, afinal, o que é esse documento?
A Superlicença foi implantada pelo corpo de comando por diversos motivos. O primeiro era de que pilotos não chegassem ao grid apenas através do dinheiro, ou seja, comprassem suas vagas, mas que tivessem resultados mínimos nas categorias de base.
Outro ponto era o de evitar que competidores sem muita experiência alinhassem no pelotão. Um dos principais casos recentes é o de Max Verstappen que, após apenas um ano correndo nos carros, fez o salto para a F1 – e justamente pela Toro Rosso.
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Agora, o sistema para estreia na categoria foi modificado. Alguns dos pré-requisitos incluem ter no mínimo 18 anos, ter carteira de habilitação Grau A [válida em qualquer país], além de duas temporadas no automobilismo profissional.
Já para a distribuição de pontos, antes analisada unicamente pelo currículo, hoje é baseada no resultado dos pilotos. Para andar em treino livre de F1, o piloto precisa ter 25 pontos; para a corrida, 40 – todos conseguidos em um período de três anos -, além de ter andando 300 km com um carro contemporâneo da categoria.
A lista de certames que fornecem os tão valiosos pontos para o documento é bastante extensa, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos e outros continentes. Um campeão da Fórmula 2, por exemplo, leva 40 pontos – portanto, Felipe Drugovich já pode correr caso necessário.
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A mesma quantidade de pontos é dado para os campeões da Indy. Outras categorias também listadas sçao Fórmula 3, WEC, Nascar, Indy Lights, W Series, campeonatos nacionais da Fórmula 4, de kart, entre tantas outras.
Atualmente, Herta, nascido em Santa Clarita, Califórnia, corre na Indy, principal categoria de fórmula dos Estados Unidos. Antes, chegou a passar por Indy Lights e USF 2000, certames de base estadunidense.
Com seu histórico no automobilismo – inclusive, soma sete vitórias e nove pole-position na Indy – e nos atuais termos da FIA, o piloto tem 32 pontos somados. Portanto, ainda faltam oito para que, de fato, possa correr uma corrida da F1.
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Com tantos empecilhos, AlphaTauri, equipe que tinha grande interesse em Herta, acabou desistindo de trazê-lo para o próximo ano. Até porque, precisaria de uma exceção da entidade máxima para o intercâmbio.
Confira abaixo alguns dos pontos dados para Superlicença de acordo com as categorias:
1º | 2º | 3º | 4º | 5º | |
Fórmula 2 | 40 | 40 | 40 | 30 | 20 |
Fórmula 3 | 30 | 25 | 20 | 15 | 12 |
WEC – LMP1 | 20 | 24 | 20 | 16 | 12 |
Indy | 40 | 30 | 20 | 10 | 8 |
Nascar | 15 | 12 | 10 | 7 | 5 |