F1: Engenheiro da Red Bull fala em diminuição do desenvolvimento devido ao limite de orçamento


A introdução do limite de orçamento em 2021, mudou muito a maneira como as equipes da Fórmula 1 abordam o desenvolvimento ao longo do ano. Isso foi o que afirmou Paul Monaghan, engenheiro-chefe da Red Bull.

O limite de custo foi introduzido para tentar aproximar o grid, mas provou ser particularmente desafiador para as equipes de ponta. Embora ainda exista uma grande diferença de orçamentos entre Red Bull, Ferrari e Mercedes, para as demais equipes do grid, a expectativa é que a categoria se torne mais competitiva e disputada a longo prazo.

De acordo com Monaghan, a introdução do teto orçamentário mudou a abordagem do desenvolvimento. Enquanto a Red Bull costumava fazer mudanças maiores, a equipe agora precisa distribuir atualizações menores ao longo da temporada. Em declarações ao Motorsport.com, ele afirmou que anteriormente, sua equipe estava em uma posição privilegiada.

Segundo Monaghan, o limite orçamentário corta nos dois sentidos. Por um lado, priva a Red Bull da oportunidade de ficar à frente de outras equipes em termos de desempenho, mas o mesmo acontece com a concorrência direta. Para todos os outros, os carros precisam ser desenvolvidos com mais cuidado do que antes.

O britânico de 55 anos, que está com a equipe desde o início da Red Bull Racing em 2005, reconhece que o RB18 poderia ter um desempenho ainda melhor, se todas as atualizações desejadas tivessem sido implementadas, mas não foram justamente devido ao teto de orçamento.

Mas obviamente isso nem foi necessário, graças ao amplo domínio da Red Bull na temporada 2022. O RB18 se provou muito superior a todos os outros carros do grid da F1.

Os novos regulamentos financeiros foram introduzidos na temporada 2021 da F1 e limitaram as equipes a um orçamento anual de US$ 145 milhões. Inicialmente, isso deveria diminuir em US$ 5 milhões por ano, mas medidas adicionais foram introduzidas para 2022 e 2023 para compensar o aumento da inflação.

 

Anteriores F1: Red Bull dispensou 154 funcionários em virtude do teto orçamentário de 2021
Próxima F1: Netflix divulga data de lançamento e teaser da 5ª temporada de “Drive to Survive”