F1: Engenheiro da Red Bull acredita que a Ferrari apostou na vitória em Monza


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O engenheiro-chefe da Red Bull, Paul Monaghan, acha que a Ferrari pode ter priorizado Monza em detrimento de outras corridas do calendário da F1, porque aquela corrida significa muito para a Scuderia.

Não que o resultado tenha sido o que a Ferrari esperava, pois Max Verstappen da Red Bull venceu sua quinta corrida consecutiva e a 11ª na temporada, praticamente já garantindo seu segundo título na F1.

A Ferrari estava comemorando seu 75º aniversário como construtora na Fórmula 1, no GP da Itália, inclusive utilizando uma pintura especial com detalhes em amarelo no carro, nas roupas da equipe, e nos macacões dos pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz, pois o amarelo era a cor original da Ferrari.

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Foi um fim de semana em que todos os figurões de Maranello estavam presentes, enquanto o chefe de equipe, Mattia Binotto lutava por uma vitória que teria aliviado um pouco as inúmeras corridas jogadas fora nesta temporada.

No final, Leclerc, que havia largado na pole position com Verstappen em sétimo devido a uma penalidade de grid relacionada ao motor, não conseguiu vencer, chegando no P2.

Questionado especificamente por que ele achava que Leclerc havia superado Verstappen na qualificação no circuito de Monza, que em teoria deveria se adequar mais à Red Bull do que a Ferrari, Monaghan, citado pelo Motorsport-total.com, disse: “Realmente não importa o que eu acho. É melhor perguntar aos caras da Ferrari.”

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Mesmo depois dessa resposta, o engenheiro de 54 anos deu sua própria opinião e disse: “Suspeito que nossos vizinhos, por causa de sua história e situação geográfica, tenham investido um pouco mais nessa corrida em Monza. Ou eles usaram seus recursos com muita sabedoria no desenvolvimento ou apostaram em uma única corrida.”

Outra teoria possível era que a Ferrari havia aumentado a potência do motor do carro de Leclerc, mesmo podendo reduzir potencialmente a vida útil dessa unidade de potência, para comemorar uma vitória na frente dos tifosi e dos altos escalões da empresa, como o presidente John Elkann.

“Se eles quiserem aumentar um pouco o motor, eles podem fazer isso”, acrescentou Monaghan.

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A Ferrari agora está atrás da Red Bull por 139 pontos no campeonato de construtores, e tem apenas 35 de vantagem sobre a terceira colocada, a Mercedes, que vem evoluindo nas últimas corridas, e é uma ameaça real ao P2 entre os construtores para a Scuderia.

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