F1: Engenheiro da Ferrari analisa desenvolvimento ao longo de 2022


220041-italian-gp-saturday-gallery-1

O engenheiro de desempenho da Ferrari, Jock Clear, afirmou que até as pessoas dentro da equipe, estão confusas com o ritmo imprevisível do carro 2022 da Scuderia, o F1-75.

Apesar dos problemas que afetaram a Ferrari nessa temporada, como erros de estratégia e erros ocasionais de pilotos, também existe uma preocupação agora com o desempenho do carro em comparação com a Red Bull e a Mercedes.

No decorrer da temporada, parecia que a Ferrari tinha vantagem em circuitos de alta pressão aerodinâmica, mas depois em Monza, que oferece o conjunto oposto de características, Charles Leclerc conquistou uma confortável pole position, porém na corrida, o monegasco foi superado logo no início por Max Verstappen e sua Red Bull, e não teve como acompanhar o ritmo do holandês.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });

Clear, que já trabalhou com quatro campeões na F1, Lewis Hamilton, Michael Schumacher, Nico Rosberg e Jacques Villeneuve, disse que há uma sensação de perplexidade sobre as variações de performance do F1-75.

“Honestamente, se realmente soubéssemos o que é, teríamos a ‘bala de ouro’,” disse Clear citado pelo Motorsport.com. “É realmente complicado resolver essas coisas.”

“Você fala com equipes que estão encontrando um desempenho realmente bom em uma corrida e fala com equipes que recuaram, e há um verdadeiro mistério em desvendar tudo isso”, disse ele.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });

Os carros de 2022 são, obviamente, totalmente novos devido às grandes mudanças nos regulamentos, e isso só dificulta o processo de compreensão.

“Pode acontecer que no final do ano possamos descobrir mais algumas coisas, mas estamos aprendendo continuamente”, acrescentou Clear.

“Nenhum de nós sabe todos os detalhes porque é um esporte relativo, e o tempo todo é um esporte relativo, e você não sabe o que todo mundo está fazendo. Há um monte de áreas onde você tem que dar o seu melhor palpite.”

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });

“Sempre haverá uma curva de aprendizado íngreme com um novo desenvolvimento ou um novo conjunto de regras, e todos estão nessa curva de aprendizado. Vimos isso no início do ano. Muitas pessoas disseram para nós: ‘Por que seu carro era tão rápido no início do ano?’ É um esporte relativo. Talvez tenhamos entendido o carro um pouco melhor, enquanto algumas pessoas estavam descobrindo onde estavam seus carros em termos de desempenho”, finalizou Clear.

De qualquer forma, o desempenho da Ferrari em 2022 acabou decepcionando muita gente, pois apesar de ter um carro muito forte no início da temporada, a equipe deixou escapar a liderança nos campeonatos de pilotos e construtores, devido a muitos erros, e agora é até ameaçada pela Mercedes na disputa do P2 entre os construtores.

Anteriores CNC: intenção de consumo das famílias cresce 1,4% em setembro
Próxima Economista: EUA criam ‘massa financeira impagável’ por privilégio de gastar sem ter que produzir