Com oito campeonatos de construtores seguidos na conta, a Mercedes encarava 2022 como uma nova chance de se destacar diante dos novos regulamentos técnicos, e assim prolongar a hegemonia no esporte.
No entanto, o time acabou ficando para trás dos outros concorrentes com uma filosofia dissemelhante para o W13. Após muitos esforços e atualizações, a equipe de Brackley sentiu novamente o gostinho da vitória em Interlagos com George Russell.
Em vídeo publicado no Youtube pela Mercedes, Toto Wolff destacou seu desejo para que a equipe continue a se desenvolver: “Minha perspectiva ou meu planejamento não é a curto prazo. Não é sobre uma corrida, nem mesmo uma temporada, ou duas, ou cinco. Eu quero que esta equipe continue a se desenvolver”, afirmou.
Diante de um ano ruim, ainda houveram pontos positivos: “Não quero dar como certo. Quando nos ouvem falar assim parece que foi o desastre completo de todas as temporadas. Parecia sim, e esse é o sentimento certo.”
“Mas ao mesmo tempo, terminamos em terceiro no campeonato. Estivemos muito perto da Ferrari, vencemos uma corrida e tivemos mais dez pódios”, enfatizou o chefe da Mercedes.