O chefe da Sauber, Jonathan Wheatley, não economizou palavras ao elogiar o desempenho de Gabriel Bortoleto em sua temporada de estreia na Fórmula 1. Às vésperas do GP da Holanda, o dirigente descreveu o brasileiro como ‘o pacote completo’, destacando sua dedicação e talento natural.
“Gabriel tem uma ética de trabalho inacreditável. Ele tem sede de conhecimento e busca performance em todos os detalhes, tanto do carro quanto do trabalho com os engenheiros. Está no simulador, está na fábrica, sempre perguntando onde pode encontrar mais desempenho. Ele é, de fato, o pacote completo”, afirmou Wheatley em entrevista à Sky Sports F1.
O dirigente também destacou a importância da parceria com Nico Hulkenberg, que conquistou seu primeiro pódio na F1 este ano, após uma longa carreira na F1. Para Wheatley, o equilíbrio entre experiência e juventude tem sido essencial para o progresso da equipe.
“Se falarmos apenas da dupla de pilotos, sinceramente acho que é incrivelmente forte. Estou muito feliz com o que temos com Nico e toda a sua experiência, velocidade comprovada e calma nas situações mais difíceis. Gabriel aprende muito com isso”, disse ele.

Wheatley foi além, destacando que, em 35 anos de carreira na F1, raramente viu uma colaboração tão próxima entre dois pilotos: “É a dupla mais colaborativa que já presenciei. Gabriel absorve informação de forma impressionante e está provando ser a estrela do futuro que esperávamos. E Nico faz parte dessa jornada ao lado dele”, afirmou em entrevista durante o final de semana do GP da Hungria.
Bortoleto chegou à Fórmula 1 com um histórico vitorioso, tendo sido campeão na Fórmula 3 em 2023 e, no ano seguinte, um dos poucos novatos a conquistar o título na Fórmula 2. Sendo empresariado pelo experiente bicampeão de F1, Fernando Alonso, o piloto brasileiro é visto como peça estratégica para o futuro da Audi, que assumirá o comando da equipe Sauber a partir de 2026.
Fonte: f1mania