Max Verstappen e Red Bull foram imbatíveis na abertura da temporada. O holandês venceu a prova no Bahrein com 10s de vantagem sobre o companheiro de equipe, Sergio Pérez, e mais de 35s sobre o terceiro colocado, Fernando Alonso.
O início forte da Red Bull era motivo de dúvida, pois a equipe conta com uma punição de 10% de redução no tempo gasto no túnel de vento, ao exceder o teto orçamentário de 2021, e uma multa de U$7 milhões [cerca de R$ 37.3 milhões]. Além disso, por ter conquistado o campeonato de construtores do ano passado, a equipe de Milton Keynes possuiu outra redução nos testes aerodinâmicos.
O consultor da Red Bull, Helmut Marko, afirmou recentemente que o time conseguiu antecipar o tempo limitado no túnel de vento este ano, assim, tendo uma solução para alguns dos problemas.
Contudo, para Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, a apresentação no Bahrein não significa mais um título e um ano dominante da Red Bull. “Vimos isso no ano passado quando – depois de três corridas – havia uma Ferrari em sua melhor forma, com muitos pontos à frente e todos diziam que a temporada havia acabado”, lembrou Domenicali em conversa com o MediaSet.
“Mas depois foi diferente. A Red Bull mostrou sua força, mas não devemos esquecer que existem restrições importantes. No ano passado, a Red Bull teve que pagar uma multa por quebrar o limite do orçamento, destinado a ter um certo efeito durante o campeonato mundial que acabou de começar. Cada corrida é diferente da anterior, o único valor constante é Verstappen, que é muito difícil de bater”, explicou o italiano.
“A chave para o sucesso de Verstappen é que ele é diferente dos outros e não precisa imitar ninguém. Lembro-me de Raikkonen sendo ele mesmo. Do ponto de vista relacional, ele certamente não gerou simpatia, mas tinha fãs em todo o mundo.”
“Verstappen tem sua própria força, ele é um piloto de Fórmula 1 e só se preocupa com a Fórmula 1. Acho que ele está mais maduro do que alguns anos atrás, quando era muito mais barulhento. Agora ele é um piloto que dificilmente comete erros e fica completamente focado no que está fazendo”, concluiu Domenicali.
Fonte: f1mania