F1: Domenicali cogita mudanças radicais com mais Sprints e menos treinos livres


O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, abriu espaço para possíveis mudanças radicais no formato dos finais de semana da categoria, incluindo mais corridas Sprint, grids invertidos e até a redução ou eliminação de treinos livres.

Falando durante o fim de semana do GP da Holanda, Domenicali explicou que essas ideias já vêm sendo discutidas com equipes, pilotos e promotores: “Há um tema em discussão sobre o formato que usaremos nos próximos anos, começando pelos finais de semana de Sprint. Precisamos entender se devemos aumentá-los, como aumentá-los e se devemos usar formatos diferentes”, disse ele.

O dirigente ressaltou que a popularidade das corridas Sprint entre fãs e pilotos tem crescido, enquanto os treinos livres têm perdido apelo junto ao público: “Os promotores e torcedores querem ação. E as pesquisas mostram que a grande maioria quer que os pilotos disputem resultados. Para ser direto, eles estão cansados de treinos livres. Isso é um fato objetivo que não podemos ignorar”.

F1 2022, GP da Holanda, Zandvoort
Foto: XPB Images

Domenicali também mencionou a possibilidade de encurtar os GPs tradicionais, argumentando que o formato atual apresenta períodos de menor intensidade: “Vemos em muitos canais que os destaques têm grande repercussão. Um segmento grande do público quer apenas os momentos-chave da corrida. Estamos indo bem, mas precisamos pensar no próximo passo”, acrescentou.

Outra medida em estudo é a aplicação de grids invertidos nas corridas Sprint, inspirada na Fórmula 2 e Fórmula 3. Segundo Domenicali, a ideia, inicialmente rejeitada, agora conta com o interesse de alguns pilotos: “Não existe uma opinião certa ou errada, cada opinião tem valor. Avaliaremos junto à FIA e interpretaremos a tendência em evolução da melhor forma possível”, finalizou o CEO da categoria.

Com essas declarações, Domenicali indica que a Fórmula 1 está aberta a evoluir seu formato para tornar os finais de semana mais dinâmicos e atrativos para o público global, equilibrando tradição e inovação, provavelmente em um futuro próximo.

Fonte: f1mania

Anteriores Zakharova: qualquer ajuda ao regime de Kiev traz 'sérios riscos' de uma escalada do conflito
Próxima Bolsa Verde beneficia 70 mil famílias em setembro e antecipa meta prevista para 2025