O diretor da Mercedes AMG High Performance Powertrains, Hywel Thomas, detalhou alguns dos desafios enfrentados pelo departamento de unidade de potência da equipe durante a temporada 2022.
2022 representou um grande desafio para os departamentos de motores da Mercedes, Ferrari, Honda e Renault, devido à introdução de um congelamento do motor que coincidiu com a introdução de uma nova mistura de combustível.
A mudança para um combustível E10 mais sustentável, aumentando o teor de etanol da mistura, deu aos fabricantes uma grande dor de cabeça enquanto lutavam para compensar a queda de potência, ao mesmo tempo em que tentavam desbloquear o máximo de desempenho possível, pois o congelamento do desenvolvimento do motor, impediu qualquer nova atualização relacionada ao desempenho.
Uma das equipe que aparentemente foi mais atingida por essas mudanças foi a Mercedes, com o próprio time e suas equipes clientes, aparentemente lutando por potência absoluta contra seus rivais no início da temporada.
Thomas falou junto com Toto Wolff e Mike Elliott, em uma revisão da temporada 2022. “Chegamos no início da temporada com algumas oscilações na unidade de potência”, disse Wolff.
“Não gostamos de certos aspectos da implantação ou da dirigibilidade da unidade de potência. E, enquanto no ambiente congelado, Thomas e sua equipe foram capazes de realmente aumentar o desempenho, lidar com o ambiente difícil de um carro ‘quicando’ muito, o que estava quebrando o motor e ainda assim, éramos super confiáveis e o motor estava funcionando muito bem a partir do meio da temporada até o final”, disse Wolff.
Thomas entrou na conversa para explicar os desafios que o departamento de motores teve que superar ao longo da temporada.
“No início da temporada, as duas grandes coisas que tínhamos eram, primeiro, a unidade de potência que teria o desenvolvimento congelado e haveria um congelamento de hardware”, afirmou.
“Isso é o que usaríamos nos próximos três anos, então tivemos um grande programa de desenvolvimento durante todo o ano passado e durante o intervalo entre as temporadas 2021 e 2022, e tentamos garantir que conseguiríamos isso. Foi um esforço muito grande. Um esforço muito, muito grande.”
“Então, a segunda coisa que tivemos foi a mudança nos regulamentos de combustível, que sabíamos que seria um desafio para nós e esperávamos que fosse um desfio para os outros também. Mas é o mesmo que o mundo do chassi, com essas duas mudanças bastante grandes, simplesmente não sabíamos onde iríamos parar”, continuou Thomas.
“Quando entramos na pista, acho que houve um pouco de decepção. Sabíamos que não poderíamos resolver isso por meio de hardware, que tem sido nossa maneira de desenvolver coisas nos últimos anos.”
“Portanto, tivemos que realmente voltar e reconsiderar como iríamos nos desenvolver, e após a primeira corrida ou mais algumas, voltar e dizer que nossa parte nisso é obter mais desempenho e melhor dirigibilidade, e precisamos acrescentar que, ao mesmo tempo, o carro estava sendo desenvolvido”, acrescentou.
Essa não foi uma tarefa fácil, uma vez que o desenvolvimento relacionado ao desempenho foi expressamente proibido, o que significa que qualquer ganho teria que ser obtido por meio de correções de confiabilidade e ajustes de software.
“Todos nós tivemos que olhar em volta e descobrir como fazer isso nesse novo mundo”, disse Thomas, antes de revelar que os problemas no chassi e no lado aerodinâmico, principalmente o ‘porpoising’, tiveram o efeito colateral de bater as unidades de potência no chão da pista em alta velocidade.
“Isso se tornou o desafio da temporada, ver como poderíamos mudar a maneira de desenvolver esse motor para obter mais desempenho, mesmo com o hardware congelado.”
“Foi realmente: ‘Bem, vamos ter que fazer pequenos ganhos a cada semana’. Apenas todo final de semana de corrida, continuar conseguindo um pouco de ganho.”
“Ao mesmo tempo, não podíamos comprometer a confiabilidade. Isso é o que estávamos vendo e, de certa forma, temos um pouco de sorte por você poder ver alguns desses números no dinamômetro. Podíamos ver que desenvolvemos um pouco mais de potência, e é reconfortante poder assistir e ver isso funcionando”, concluiu Thomas.