F1: Diretor da AlphaTauri confirma maior colaboração com a Red Bull, mas descarta clonagem do RB19


O Diretor Técnico da AlphaTauri, Jody Egginton, minimizou a quantidade de peças da Red Bull que a equipe usará em seu carro no próximo ano, apesar da colaboração mais próxima entre as duas equipes.

A AlphaTauri tem enfrentado dificuldades ao longo deste ciclo de regulamentação, seguindo um nono lugar na temporada passada e atualmente ocupando a última posição na classificação da Fórmula 1 em 2023.

Depois de muitos boatos de que a equipe poderia ser vendida, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, afirmou que a AlphaTauri ‘usará o máximo de sinergias com a Red Bull Racing permitido pelos regulamentos’, e também se beneficiará de uma presença aumentada em seu departamento aerodinâmico sediado em Bicester, no Reino Unido.

Isso, juntamente com a introdução de uma atualização considerável da AlphaTauri inspirada na Red Bull em Singapura, levantou especulações de que a AlphaTauri poderia efetivamente ter um clone do RB19.

No entanto, Egginton afirmou que a AlphaTauri usará apenas uma variedade de peças da Red Bull, semelhantes em número ao que tem sido fornecido nos anos anteriores. “Desde que começamos a sinergia em 2019, as peças que selecionamos no menu foram diferentes, e para o próximo ano, serão um pouco diferentes novamente”, disse Egginton.

“Em relação a este ano, um pouco mais. Em relação a alguns anos anteriores, provavelmente será o mesmo. No final do dia, existe uma consideração de valor nominal para as equipes clientes. Portanto, quando você começa a comprar peças das equipes fornecedoras, precisa ficar de olho no orçamento. Mas vamos maximizar o que está disponível para nós, fazendo o máximo que pudermos”, acrescentou.

Egginton afirma que a AlphaTauri sempre operou compartilhando laços técnicos próximos com a Red Bull, mas acredita que só agora isso está sendo relatado em uma escala maior devido às dificuldades contínuas da equipe irmã.

O chefe técnico da AlphaTauri também negou que a equipe esteja sendo controlada inteiramente pela Red Bull, dizendo que a equipe menor sempre teve permissão para avaliar quais peças usaria.

“Li em algumas ocasiões como isso é comunicado pela imprensa, mas a questão é que existem três conjuntos de regulamentos: esportivos, técnicos e financeiros. A sede da Red Bull está dizendo para maximizar o que podemos fazer”, disse ele. “Isso se tornou um pouco mais público ultimamente, por várias razões, e estamos sendo encorajados a olhar para tudo e explorar todas as áreas. Mas haverá algumas coisas que não podemos adotar.”

“Tornou-se algo mais notório. Não somos competitivos o suficiente, então as pessoas estão dizendo ‘vocês não são rápidos o suficiente, o que estão fazendo?’ Em 2020 e 2021, quando o carro estava competitivo, isso não era realmente falado. Pegamos algumas peças da Red Bull, e tudo bem.”

“Portanto, sim, estamos sendo encorajados. Mas não é realmente uma questão de controle. Mas é bom saber que os caras na sede estão nos apoiando e incentivando ambas as equipes a realmente maximizar o que podem fazer dentro dos regulamentos”, concluiu.

Fonte: f1mania

Anteriores Fiocruz manifesta preocupação quanto à aprovação do PL dos Agrotóxicos
Próxima Ex-vereador da Capital, Pedrão toma posse na Assembleia