F1: Diretor da Alfa Romeo explica vantagens do conceito de sidepod da Red Bull


Enquanto a Fórmula 1 tenta analisar o que torna o carro da Red Bull tão bom e, por sua vez, o que está prejudicando a Mercedes, Jan Monchaux, da Alfa Romeo, afirmou que os sidepods do RB19 influenciam, mas a parte inferior do carro continua sendo o maior fator de desempenho.

Na última temporada, a Red Bull conquistou os dois campeonatos, pilotos e construtores, com o RB18 projetado por Adrian Newey, correndo quase em uma liga própria, já que a equipe conquistou 17 vitórias em 22 corridas.

Esse desempenho continuou no início deste ano, com os atuais campeões iniciando a temporada com uma dobradinha no Bahrein.

O ritmo vencedor do carro do ano passado da Red Bull levou algumas equipes rivais a copiar os sidepods do RB18, com a Aston Martin levando isso ‘muito a sério’, enquanto Williams e Alfa Romeo também se inspiraram no design.

Monchaux diz que a Red Bull era a escolha óbvia para copiar. “Porque a equipe se tornou campeã”, disse o diretor técnico da Alfa Romeo à Auto Motor und Sport.

“Você realmente empurra ar limpo para o difusor e a roda traseira com esta solução. Isso tem vantagens relativamente claras. Você tem que reconhecer quando os outros tiraram mais proveito disso”, acrescentou.

Na última temporada, os sidepods inspirados na Red Bull não foram possíveis no C42 devido ao arranjo de resfriamento do carro. No entanto, este ano, tendo feito alterações nisso, Monchaux e sua equipe decidiram que poderiam fazê-lo.

“No ano passado, também queríamos trazer muita energia com nosso corte agressivo”, disse ele. “Isso também funcionou. A longo prazo, com nossa filosofia, não estávamos em posição de levar as coisas adiante constantemente.”

“Você é sempre mais inteligente em retrospectiva. Os campeões certamente tiveram suas perguntas no início da temporada passada, pois nem a Red Bull tem bola de cristal”, disse ele.

“Mesmo essa equipe não sabia a princípio, se o conceito ainda funcionaria em seis ou doze meses. Claro que há alguma experiência envolvida. Mas até eles devem ter esperado pelo melhor. Nós provamos que eles estavam certos. Portanto, não é surpreendente que muitos estejam agora seguindo o mesmo caminho”, finalizou Monchaux.

Fonte: f1mania

Anteriores Copa Verde: Cuiabá larga em vantagem nas quartas de final
Próxima STJ diverge sobre de quem são honorários em causa antiga com advogado celetista