F1: Diretor da Alfa Romeo comenta novos rumos da fabricante italiana no automobilismo


Depois de quatro anos com sua marca estampada nos carros da Sauber na Fórmula 1, a Alfa Romeo encerrou seu capítulo na categoria. Mas a despedida não significa um desligamento do automobilismo. Jean-Philippe Imparato, diretor da marca italiana, traçou o destino da Alfa Romeo, longe do grid da F1, mas em busca de protagonismo no cenário do endurance.

A parceria com a Sauber, inicialmente um patrocínio, evoluiu para um ‘naming rights’ que transformou a equipe suíça em uma espécie de equipe de fábrica da Alfa Romeo. No entanto, com a chegada da Audi como parceira majoritária da Sauber em 2026, já tendo adquirido parte da equipe, a marca italiana optou por seguir um caminho diferente.

“Repetir a experiência com outra equipe, pagando o dobro para ser apenas um patrocinador? Não”, declarou Imparato. “Não traria nada de novo e eu tenho recursos para investir no desenvolvimento dos nossos produtos.”

A ideia de um mero ‘patrocínio de adesivos’ não atrai a Alfa Romeo. Imparato busca um papel mais atuante, de dono e protagonista. Para isso, o endurance surge como uma opção interessante.

“Se entrarmos, não será como patrocinador, será como proprietário”, afirmou. “E será um projeto de longo prazo, de pelo menos três temporadas, com uma ou duas de preparação”, disse ele.

No entanto, o entusiasmo não desvia Imparato da cautela. Ele reconhece o ‘risco de inflação’ no endurance e prioriza a solidez financeira.

“A equação econômica ainda não me convenceu totalmente”, pondera. “Não quero que a empresa se arrisque a retroceder. Mas estamos trabalhando duro para encontrar uma fórmula que funcione. Assim que conseguirmos, anunciaremos o programa completo”, encerrou Imparato.

Fonte: f1mania

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