F1: ‘Depois da corrida queremos saber o resultado imediatamente’, disse Coulthard em crítica à FIA


O ex-piloto de Fórmula 1, David Coulthard, acha que a tomada de decisões da direção de corrida no GP da Austrália não foi nada eficiente. Coulthard acredita que os resultados devem ser claros logo após a corrida, e não como ocorreu em Melbourne.

Após a corrida em Albert Park, a FIA recebeu uma tempestade de críticas. O controle da corrida acionou nada menos que três bandeiras vermelhas, e causou um grande caos ao optar por uma relargada parada a duas voltas do final. Depois disso, os comissários ficaram com uma longa lista de incidentes e investigações para fazer.

Um desses incidentes foi o toque entre Carlos Sainz da Ferrari e Fernando Alonso da Aston Martin, que acabou rodando após ser atingido pelo piloto da Scuderia. Sainz recebeu uma penalidade de cinco segundos, mas como a corrida acabou atrás do safety car, ele caiu de P4 para P12.

Isso tudo na Austrália, aconteceu depois do GP da Arábia Saudita, onde houve uma grande confusão em relação ao P3 no final da corrida. Alonso terminou em P3 e foi ao pódio, mas os comissários aplicaram uma penalidade ao espanhol, o que faria George Russell da Mercedes, subir para o P3, tudo isso para voltarem atrás depois do protesto (com razão) da Aston Martin, devolvendo o P3 para Alonso.

“É meio confuso”, disse Coulthard à emissora holandesa Ziggo Sport. “Só queremos nos divertir com bom automobilismo. E no final da corrida, queremos saber quem é o vencedor e quem perdeu, mas estamos neste mundo moderno, onde tudo tem que ser analisado.”

O escocês de 52 anos até apoia os comissários, para quem não é fácil tomar as decisões certas. No entanto, ele também acha que as coisas estão ‘complicadas demais’. “Acho que precisamos ser capazes de terminar um GP e saber qual é o resultado. E acho que a Austrália foi outro exemplo de como isso é excessivamente complicado. Não foi um grande programa de televisão”, disse ele.

“Tivemos muita ação, e claro, todo mundo adora uma boa batida quando não é você que está batendo, mas acho que podemos fazer melhor como esporte e acho que os comissários podem fazer melhor. Acho que as equipes podem fazer melhor. Todos nós podemos fazer melhor”, finalizou Coulthard.

Muitas pessoas têm criticado as atitudes dos comissários e diretores de corrida da F1 nos últimos anos, mas aparentemente a FIA ainda não encontrou uma solução para a questão.

Fonte: f1mania

Anteriores F1: Austrália vai construir mais um circuito no país
Próxima F1: Chefe de engenharia da Alfa Romeo analisa situação da equipe