Segundo o ex-piloto de Fórmula 1, David Coulthard, a única penalidade que deveria ser aplicada no GP da Arábia Saudita, seria na própria FIA, por acionar o Safety Car quando Lance Stroll ‘estaria em posição perigosa’.
A corrida de domingo no circuito de Jeddah teve algumas confusões, começando quando Fernando Alonso foi penalizado por uma infração no grid de largada, e depois quando seu companheiro de equipe na Aston Martin, Stroll abandonou, o que trouxe um polêmico Safety Car.
Mas não terminou aí, já que Alonso, já tendo comemorado no pódio seu P3, foi penalizado em 10 segundos pois não teria cumprido corretamente a penalidade inicial de 5 segundos, quando parou para seu pit stop.
Essa decisão veio após o pódio, mas antes da coletiva de imprensa oficial pós-corrida da FIA, o que colocou Alonso no pódio, mas George Russell, elevado a P3, na coletiva.
O drama, no entanto, não havia acabado, pois três horas depois, com a apelação da Aston Martin, os comissários anularam a penalidade de 10 segundos de Alonso com base na redação ambígua do regulamento do carro ‘trabalhado’, e assim o espanhol recuperou a terceira posição.
Coulthard avaliou os vários incidentes daquela corrida, começando com a penalidade de Alonso no grid, com o espanhol tendo ficado muito à esquerda de seu colchete de largada.
“Estou realmente desapontado com várias coisas”, disse Coulthard ao Channel 4. “Acho que é uma questão de consistência. Se ele estivesse ‘roubando’ em comprimento (se estivesse mais para a frente), a punição seria justa, mas se você está mais para a esquerda ou para a direita, não há vantagem nenhuma nisso.”
“A borracha que foi colocada pela Porsche Supercup, F2 e F3, está no meio do colchete, então esse descuido de Fernando, só iria atrapalhá-lo”, acrescentou.
O ex-piloto de F1 também ficou perplexo com a decisão do controle de corrida, de acionar o Safety Car quando Stroll foi instruído a parar o carro imediatamente ao lado da pista.
Isso aconteceu na volta 18, com o canadense parando seu AMR23 em uma saída da pista, bem longe do traçado.
Coulthard avalia que um Safety Car Virtual teria resolvido a situação, sem favorecer ou atrapalhar a estratégia de ninguém. “Vamos ser realistas, colocara um carro de segurança? O carro de Lance não estava atrapalhando e seria retirado totalmente em seguida. Eles disseram que precisavam de mais ângulos de câmera para avaliar. Sinto muito, mas eles têm mais ângulos de câmera do que nós. Acho isso frustrante, porque um Safety Car virtual teria sido suficiente.”
O escocês também acredita que os comissários erraram quando se tratou da penalidade pós-corrida de Alonso, com a Aston Martin considerada como tendo trabalhado no carro, quando o mecânico deslizou o macaco por baixo da traseira do carro quando ele parou.
A equipe então esperou os cinco segundos da penalidade, e só então trocou os pneus de Alonso, e ele correu para o terceiro lugar aparentemente sem problemas.
“E então, finalmente, após o pódio, vemos a penalidade de 10 segundos por um toque no carro”, disse ele. “O mecânico não tocou no carro, ele apenas se posicionou.”
“Também eles não ganharam vantagem, eu diria, e o que a decisão fez, foi causar a confusão depois do pódio”, concluiu Coulthard.
Fonte: f1mania