Daniel Ricciardo fez seu nome na Fórmula 1 ao lado da Red Bull entre 2014 e 2018, onde disputou 100 provas, conquistou 7 vitórias, 29 pódios, 3 pole positions e 13 melhores voltas. Depois, o australiano tomou novos rumos com a Renault e a McLaren.
Os últimos dois anos ao lado da equipe de Woking foram difíceis, o que resultou na quebra de contrato antes do previsto. Assim, Ricciardo, sem opções para o grid de 2023, retornou à Red Bull assumindo a função de terceiro piloto.
Ricciardo afirmou que está buscando alternativas para voltar ao grid em 2024. Com a equipe de Milton Keynes, o piloto pode aproveitar o tempo no carro e no simulador para potencializar suas habilidades.
Para o ex-piloto da equipe e hoje comentarista, David Coulthard, essa nova fase de Ricciardo será decisiva para o futuro do australiano no esporte, resultando em um retorno bem sucedido ou o encerramento da carreira na Fórmula 1.
“Daniel sabe que teve um ano em que todos vimos sua performance chegar nem perto da onde ele poderia em comparação a Lando [Norris] na McLaren. Simplesmente não parecia o Daniel de antigamente”, apontou Coulthard.
“Então, isso é sobre ele tentar se reconstruir. Ele tem uma grande marca, ele tem um grande legado com a Red Bull. Ele foi um dos pilotos mais emocionantes e rápidos naquele período de sua vida, ele deixou a família [Red Bull] para tentar fazer sucesso em outro lugar, não funcionou, ele voltou para a família.”
“Se ele conseguir pôr a cabeça de volta no lugar que estava lhe dando sucesso no passado, Daniel tem a oportunidade de voltar. Mas se esta oportunidade não se manifestar, então provavelmente sua carreira estará encerrada.”
Ricciardo não é o único piloto da equipe austríaca a receber uma “advertência” de Coulthard, Sergio Perez foi instruído a não “pegar um atestado” sequer, agora que o australiano está de volta.
“Quando eu estava na McLaren, passei nove anos lá, fiz todos os testes e nunca perdi uma corrida, mesmo quando me sentia péssimo, mesmo quando estava saindo do carro e passando mal.”
“Porque eu sabia que no minuto em que deixasse o piloto de testes entrar no carro, isso daria a ele a oportunidade de mostrar o quão bom ele era. Então, eu não deixei ele entrar no carro. Você tem que defender seu território”, enfatizou o escocês.