F1: Confira os recordes e estatísticas do sábado em Monza 2025


A Fórmula 1 viveu mais um sábado emocionante no GP da Itália 2025, em Monza. Max Verstappen garantiu a pole position com um desempenho impressionante, registrando a volta mais rápida da história da categoria em média de velocidade, com 264,682 km/h. O holandês alcançou sua 45ª pole pela Red Bull, igualando o recorde de Sebastian Vettel como piloto da equipe austríaca.

O feito também marca a 108ª pole da Red Bull na F1, superando a Lotus e colocando o time no quinto lugar da lista histórica. Além disso, foi a primeira vez que a equipe conquistou a posição de honra em Monza na era híbrida do esporte.

Apesar do domínio de Verstappen, o histórico recente do circuito joga um alerta: ninguém venceu em Monza largando da pole nas últimas cinco edições do Grande Prêmio. Ao lado dele na primeira fila estará Lando Norris, que conseguiu superar Oscar Piastri em uma classificação pela primeira vez desde o GP da Bélgica.

Oscar Piastri (AUS) McLaren MCL39.
Foto: XPB Images

Piastri larga em terceiro, posição da qual nunca venceu na Fórmula 1. Logo atrás, Charles Leclerc parte em quarto, exatamente a posição em que começou quando venceu em Monza em 2024. Lewis Hamilton havia se classificado em quinto, mas cairá para décimo por conta da punição recebida no GP da Holanda. George Russell herdará o quinto posto, repetindo o que aconteceu na etapa anterior.

Outro destaque foi Kimi Antonelli, que larga em sexto, seu melhor resultado desde o pódio no GP do Canadá. O brasileiro Gabriel Bortoleto manteve o bom momento e parte da sétima posição, igualando sua melhor posição de grid, obtida no GP da Hungria. Fernando Alonso aparece em oitavo, seu melhor ponto de largada em Monza desde 2022, seguido por Yuki Tsunoda, que conquistou seu melhor grid da carreira no circuito italiano, em nono.

Oliver Bearman parte de 11º, repetindo um padrão curioso: essa foi a mesma posição de chegada em quatro corridas consecutivas no início da temporada. Nico Hülkenberg aparece em 12º, novamente superado por seu companheiro de equipe na Sauber, algo que acontece há seis classificações seguidas. Carlos Sainz, que larga em 13º, empatou o duelo interno da Williams contra Alexander Albon: agora está 8 a 8 em classificações.

Esteban Ocon (FRA) Haas VF-25.
Foto: XPB Images

Esteban Ocon sai em 15º, repetindo o mesmo resultado obtido em Monza no ano passado. A disputa foi extremamente equilibrada, com os dez primeiros colocados separados por apenas 0s293 no Q2 — uma das menores diferenças já registradas.

Entre os momentos negativos, Isack Hadjar foi eliminado no Q1 pela primeira vez em sua carreira, enquanto Lance Stroll sofreu sua 11ª eliminação na primeira parte da classificação em 2025, o maior número entre todos os pilotos do grid. Franco Colapinto voltou a superar Pierre Gasly em classificação, agora pela terceira vez na temporada. O francês da Alpine soma seis eliminações no Q1 neste ano.

Liam Lawson (NZL) Racing Bulls VCARB 02.
Foto: XPB Images

Liam Lawson fecha o grid em 20º, e pela primeira vez em 2025 os dois carros da Racing Bulls não conseguiram avançar além do Q1, depois de três etapas seguidas marcando presença no Q3.

Com tantos números, recordes e curiosidades, Monza reforça seu status de “Templo da Velocidade” e promete uma corrida cheia de alternativas neste domingo (7), às 10h (horário de Brasília).

Fonte: f1mania

Anteriores EUA não recomendam investimentos no Brasil e citam “juízes fora de controle”
Próxima Consulta pública sobre regulamentação de regime especial para datacenters debate critérios e indicadores de sustentabilidade para o setor