F1: Comentaristas finlandeses dizem que ritmo de Bottas em Melbourne foi ‘inaceitável’


Valtteri Bottas não conseguiu marcar nenhum ponto no GP da Austrália de Fórmula 1, mesmo com apenas doze carros terminando a corrida. Alguns comentaristas de F1 finlandeses, afirmaram que o ritmo de Bottas em Melbourne foi ‘inaceitável’.

O piloto da Alfa Romeo esteve fora do ritmo na qualificação no sábado, onde terminou o mais lento de todos, levando a equipe a mudar sua configuração durante a noite, o que significou uma largada no pit lane.

Mesmo assim, em nenhum momento ele deu sinais de recuperação, e o finlandês cruzou a linha em 12º e último lugar, mas acabou ficando em 11º, devido à penalidade recebida por Carlos Sainz da Ferrari. “Foi difícil entender o quadro geral de onde estamos indo”, disse Bottas. “Me senti um pouco melhor, mas obviamente os problemas não foram resolvidos. Estou um pouco preocupado. Não onde deveria estar, pois o clima é completamente diferente do que foi no Bahrein”, acrescentou.

O resultado de Bottas no último domingo, significa que ele não marcou nenhum ponto desde o oitavo lugar no GP do Bahrein, que abriu a temporada 2023.

Toni Vilander e Ossi Oikarinen, comentaristas de F1 finlandeses, concordam com o piloto que há motivos para preocupação após seu final de semana sem brilho em Melbourne.

“Isso não é aceitável”, disse Oikarinen à Viaplay. “Como o próprio Valtteri disse, neste momento ele deve se preocupar. Se você alterar as configurações do carro bem antes da corrida e testar o novo, e mesmo assim não funcionar, então há uma falha fundamental em algum lugar.”

“É preciso sentar com a equipe e pensar no que fazer. Tal ritmo de corrida não é aceitável para Valtteri ou para a equipe. Você tem que apertar o botão de reset”, disse ele.

Seu colega, Vilander afirmou que está muito preocupado, especialmente porque Bottas não conseguiu progredir no domingo.

“Não quero me apresentar de forma a olhar apenas negativamente, mas Valtteri ficou em último lugar por muito tempo”, disse Vilander. “Não houve ímpeto, isso é o mais preocupante de tudo. Estou realmente preocupado”, acrescentou.

Com nem Bottas, nem seu companheiro de equipe Zhou Guanyu, conseguindo sair do Q1 no circuito de Albert Park, o representante da equipe Alessandro Alunni Bravi, admitiu que o C43 está com falta de ritmo em comparação com onde estava na primeira corrida.

A equipe atualizou o carro para a corrida de Melbourne, introduzindo um novo nariz e asa dianteira, com esta última projetada para dar melhor equilíbrio ao carro, enquanto novos espelhos foram trazidos para dar melhor controle do fluxo de ar ao redor do cockpit.

Zhou ainda conseguiu marcar pontos, chegando em P9 dos doze pilotos que completaram a corrida, mas Bottas foi o 11º.

“Precisamos aproveitar ao máximo essa pequena pausa antes de Baku, para entender como recuperar o ritmo que tínhamos no Bahrein, analisar os dados do carro, principalmente com as novas atualizações que nossa equipe na fábrica conseguiu produzir para esta corrida, e voltar mais forte para as próximas etapas”, concluiu Alunni Bravi.

Fonte: f1mania

Anteriores China tem 'papel importante' a desempenhar no caminho para a paz na Ucrânia, diz Macron
Próxima Polícia Civil cumpre 12 ordens judiciais contra associação criminosa envolvida em roubos e furtos em Sinop