F1: Com Senna e Prost na lista, Sargeant se torna oitavo piloto Williams a usar #2


Logan Sargeant já está com a preparação a todo vapor para faz sua estreia na F1. Inclusive, nesta quarta-feira (30), o novo contratado da Williams já escolheu o número que vai usar na temporada 2023: o #2.

Acontece que o estadunidense de 21 não é o primeiro a escolher o numero para a categoria, muito menos da equipe britânica. Na verdade, se torna o oitavo competidor do time a optar pelo número.

A primeira aparição aconteceu com Carlos Reutemann na temporada de 1981. Naquele ano, o piloto argentino brigou pelo título e após duas vitórias e sete pódios, terminou como vice-campeão a um ponto de Nelson Piquet.

Apenas duas temporadas mais tarde, foi a vez de Jacques Laffite escolher pelo #2. Em uma temporada bastante complicada e sem pontuar nas últimas cinco etapas, fechou a classificação apenas em 11º.

O numeral só voltou para um carro da Williams na F1, então, dez anos mais tarde. Dessa vez, foi Alain Prost quem decidiu por adotá-lo – e acabou dando sorte, afinal, conquistou o título daquele campeonato.

Na temporada seguinte, Ayrton Senna escolheu o número 2 para correr. Entretanto, o brasileiro o usou apenas nas três primeiras etapas e, depois, David Coulthard e Nigel Mansell acabaram o usando substituindo o tricampeão.

A última vez em que apareceu em um carro da equipe britânica foi com Heinz-Harald Frentzen no GP do Japão de 1998. Em temporada discreta de apenas um pódio, o competidor fechou o ano em sétimo.

A regra de escolha de números começou no campeonato de 2014. Desde então, o #2 chegou a ser escolhido por Stoffel Vandoorne – que não correu na Williams – que deixou a categoria em 2018. Então, sem ter sido utilizado por duas temporadas completas, o #2 ficou disponível para Sargeant.

Anteriores F1: Gasly fala sobre ‘injustiça’ dos pontos de penalidade
Próxima F1: Em retrospecto da carreira, Ricciardo afirma não ter “arrependimentos” em ir para a McLaren