A contratação de Gabriel Bortoleto como titular da Sauber na Fórmula 1 acabará com um hiato de oito temporadas sem a presença de um piloto brasileiro no grid da mais importante categoria do automobilismo mundial. O país, que teve representantes no grid até 2017, com Felipe Massa na Williams, volta a ter um piloto nome após oito temporadas.
Massa, que anunciara aposentadoria na parte final da temporada de 2016, quando já defendia a Williams, retornou ao grid no ano seguinte após Valtteri Bottas, então seu companheiro de equipe, ser contratado pela Mercedes para ocupar o lugar de Nico Rosberg, que se tornou campeão mundial de 2016 e anunciou aposentadoria dias depois.
Durante os oito anos sem brasileiros no grid, o País conseguiu revelar pilotos que alcançaram vagas em equipes de F1. Pietro Fittipaldi há anos é reserva da Haas, e disputou dois GPs em 2020, após o forte acidente de Romain Grosjean no Bahrein. E, desde 2023, Felipe Drugovich é reserva da Aston Martin, vaga que conquistou após ser campeão da Fórmula 2 em 2022.
Quando Bortoleto largar para sua primeira corrida na Fórmula 1, no próximo ano, ele será o 32º brasileiro a disputar um GP da mais importante categoria do automobilismo mundial. E, mais, o quarto a fazer isso pela Sauber.
Antes de voltar de vez suas atenções para a Fórmula 1, Bortoleto ainda tem a disputa das etapas finais da Fórmula 2, campeonato liderado pelo brasileiro. As etapas do Catar e de Abu Dhabi serão disputadas no próximo mês de dezembro.
Fonte: f1mania