Gabriel Bortoleto teve uma prova para esquecer neste domingo (31), em Zandvoort. O piloto da Sauber teve problemas na largada e foi prejudicado por danos na sua asa dianteira após disputa com Lance Stroll, da Aston Martin. Decisões equivocadas sobre momentos de troca dos pneus também não ajudaram a evolução dele na prova. O brasileiro finalizou o GP da Holanda apenas na 15ª colocação.
Bortoleto largou de pneus médios. Assim que as luzes se apagaram, o brasileiro teve problemas com o carro na largada e perdeu seis posições, caindo de 13º para 19°. Ainda na primeira volta, ele conseguiu recuperar uma posição e se estabelecer em 18º.
Porém, na volta 4, acabou sendo ultrapassado pela Aston Martin de Lance Stroll. Na disputa pela posição com o piloto canadense, a asa dianteira do carro de Bortoleto sofreu danos. O incidente foi investigado, mas os comissários decidiram que não aconteceram infrações.
Nas voltas seguintes, Bortoleto se manteve em 18º, segurando Ollie Bearman, da Haas. O carro danificado continuava a soltar partes pela pista, resultando em uma investigação por condições inseguras.
Com o início da janela de pit stop, Gabriel subiu para a 14ª posição. Ele entrou para troca entre as voltas 23 e 24, em meio à bandeira amarela e safety car, causados pela batida de Lewis Hamilton (Ferrari). Nesse momento, já chovia levemente na pista. Ele retornou na 18ª colocação, calçando pneus duros.

Na relargada, ele subiu para 16º após um incidente entre Liam Lawson (Racing Bulls) e Carlos Sainz (Williams), e se manteve estável nas voltas seguintes, chegando a ficar em 15°.
O brasileiro ganhou mais uma posição com a batida entre Charles Leclerc e Kimi Antonelli, que causou mais uma entrada de safety car na pista.
Enquanto vários pilotos fizeram a troca de pneus, a Sauber optou por manter Bortoleto na pista. Com isso, ele relargou na 10ª posição, mas acabou caindo para 12º. Depois, foi ultrapassado pela Red Bull de Yuki Tsunoda.
Entre as voltas 60 e 61, a equipe chamou para troca de pneus. Ele colocou compostos macios e retornou em último, dois segundos atrás de Sainz.
Durante o safety car causado pela quebra da McLaren de Lando Norris, Sainz fez uma troca, colocando Bortoleto em 16°. A posição final do brasileiro foi 15º, já que Kimi Antonelli foi punido por incidentes ao longo da corrida.
A performance de Bortoleto, somada ao 14° lugar de seu companheiro de equipe, Nico Hülkeng, resultou em uma marca negativa: a Sauber deixou de pontuar após seis corridas.
Agora, a equipe vai tentar voltar ao top-10 no GP da Itália, que acontece no próximo domingo, 7 de setembro, em Monza.
Fonte: f1mania