A MotoGP corre anualmente no Circuito Internacional de Sepang, mas para a Fórmula 1, o último GP da Malásia foi realizado em 2017, no entanto, alguns pilotos e vários fãs, pedem o retorno da corrida no local, e segundo a federação de automobilismo do país, esse possível retorno não pode ser descartado.
“Em termos de sermos anfitriões do GP, não é um problema. É uma questão de quem vai pagar e se podemos pagar ou não”, disse Tan Sri Mokhzani Mahathir, presidente da Associação de Esportes Motorizados da Malásia (MAM), segundo o New Straits Times. “Não tenho ideia de quanto é o custo agora, mas definitivamente é maior do que quando paramos em 2017”, acrescentou.
Segundo o presidente do MAM, isso tem tudo a ver com o aumento da popularidade da categoria. “A F1 é mais popular do que costumava ser, tem um novo público após a série da Netflix ‘Drive to Survive’, enquanto muitos países estão buscando sediar um GP”, continuou ele.
Mokhzani disse que, apesar da corrida não ser realizada há seis anos, a popularidade do Circuito Internacional de Sepang entre os entusiastas e pilotos da F1 permanece. “Recebemos comentários dos próprios pilotos de que Sepang é uma das pistas desafiadoras que eles querem ver de volta no calendário. Sempre tivemos um bom relacionamento com os organizadores, os conhecemos desde 1996, quando começamos a discussão para sediar a corrida, então é questão de tempo”, afirmou.
A ministra da Juventude e Esportes, Hannah Yeoh, acrescentou que são necessárias mais conversas entre as partes interessadas, os principais atores do setor e as agências de fiscalização, para impor medidas mais rígidas aos organizadores da corrida. “Visitei vários stakeholders do automobilismo, acredito que essa indústria ainda tem mais potencial para ser desenvolvida. Mas temos que garantir que a segurança seja o principal aspecto”, concluiu Yeoh.
Fonte: f1mania