O chefe de desempenho da Williams, Dave Robson, acredita que o acidente de Logan Sargeant na sessão de classificação para o GP do Japão de Fórmula 1, está ‘escondendo seu desempenho constante’.
Sargeant enfrentou uma desafiadora temporada de estreia na Fórmula 1, e é o único piloto que não marcou nenhum ponto nesta temporada até agora.
Enquanto Alex Albon liderou sozinho a ascensão da Williams para o sétimo lugar no campeonato de construtores, Sargeant frequentemente ficou para trás.
O estreante americano ainda não conseguiu superar seu companheiro de equipe em nenhuma sessão, e o lugar de Sargeant é o único que resta ser confirmado para o próximo ano no grid da F1.
Sargeant sofreu outro acidente que afetou sua confiança em sua primeira viagem a Suzuka no fim de semana passado, batendo nas barreiras na última curva do Q1, repetindo o acidente que o ex-piloto da Williams, Robert Kubica, sofreu quatro anos antes.
No entanto, Robson afirmou que o impacto em alta velocidade ofuscou a melhoria constante de Sargeant, que vinha construindo um fim de semana promissor até aquele ponto.
“Suponho que inevitavelmente eles (acidentes) chamem a atenção, não é?”, disse Robson via Autosport. “Acho que isso meio que escondeu seu desempenho constante e este fim de semana estava indo realmente bem. É um circuito muito difícil, e ele lidou muito bem na sexta-feira, construiu sobre isso no sábado e depois perdeu na última curva da primeira volta, e realmente foi um erro bastante pequeno.”
“É só que naquela curva, uma vez que você toca na grama, você está em apuros, e foi uma pena. Mas sim, acho justo que os acidentes desde Zandvoort tenham mascarado o que, de outra forma, claramente tem sido alguma melhora constante”, acrescentou.
Sargeant já havia batido na barreira e danificado sua asa dianteira no GP de Singapura no fim de semana anterior, e depois colidiu com a lateral do Alfa Romeo de Valtteri Bottas nas primeiras etapas da corrida no Japão.
Com Sargeant consistentemente recebendo os pacotes de atualização mais recentes da Williams depois de Albon, Robson adverte que mais danos causados por acidentes podem fazê-lo cair ainda mais atrás em relação às atualizações.
“Até certo ponto, você acaba tendo que retroceder nas especificações, porque para todos os itens de longa duração e depois ter que enviá-los ao redor do mundo, já é tarde demais para fazer mais novos, realmente. Mesmo que você tivesse o dinheiro e o tempo para fazer isso”, concluiu Robson.
Fonte: f1mania