O chefe da equipe Williams, James Vowles, deseja ver um progresso contínuo de Logan Sargeant no restante da temporada 2023 da Fórmula 1, com o piloto novato tendo até o final deste ano para garantir seu futuro na equipe e na categoria.
A transição de Sargeant da Fórmula 2 para a Fórmula 1 não tem sido nada tranquila, já que o ex-piloto da Williams Driver Academy ainda não pontuou em uma temporada complicada, marcada por múltiplos acidentes.
No entanto, à medida que a pressão aumenta sobre o novato americano para manter seu lugar, Vowles tem sido claro em seu apoio ao piloto de 22 anos, enquanto ele busca garantir seu futuro na categoria.
Antes do GP do Catar, Vowles foi questionado se um veredicto seria dado sobre Sargeant somente após o final da temporada 2023, ou potencialmente ainda durante a temporada. Sua resposta foi clara: “Será no final da temporada. Acredito que já nos comprometemos com a direção que estamos seguindo, ele tem metas para isso e seria errado ir contra esse ponto de decisão. Portanto, será no final do ano.”
Vowles disse que mantém conversas com Sargeant pelo menos uma vez por semana, se não várias vezes por semana. Felizmente, a parte que não pode ser ensinada, a velocidade bruta, está presente, segundo Vowles, mas os erros precisam diminuir e uma trajetória constante de evolução precisa ser demonstrada.
“Ele e eu conversamos pelo menos uma vez por semana, se não várias vezes por semana”, disse Vowles. “A velocidade está lá, essa é a coisa que não poderíamos resolver ou reparar, mas o que acontece é que, quando chega a hora decisiva, há elementos de inconsistência que surgem e se transformam em acidentes às vezes.”
“Por exemplo, em Suzuka, a volta que ele fez no Q1 estava alinhada com os dados de Alex (Albon, companheiro de equipe na Williams), mas obviamente foi prejudicada pelo fato de que na última curva ele aplicou o acelerador de forma muito agressiva e bateu, e foi um acidente significativo como resultado disso”, disse Vowles.
“O que estamos trabalhando com ele é, na verdade, o progresso até aquele ponto. Ele reduziu a diferença de dois segundos para Alex para menos de um décimo no TL3, na verdade, ele foi mais rápido no TL3, e agora estamos tentando manter essa mentalidade o tempo todo.”
“Temos, e já disse isso publicamente, a responsabilidade de investir em nossos pilotos novatos. Colocamos ele lá e demos a ele quase nenhuma quilometragem de testes. Mas o que queremos ver é um progresso contínuo e agora focar em manter a consistência, o que vai significar bons resultados”, concluiu o chefe da Williams.
A próxima oportunidade de Sargeant provar seu valor para a equipe Williams será em solo americano, quando a Fórmula 1 for para o Circuito das Américas (COTA) para o GP dos EUA, no final de semana de 20 a 22 de outubro.
Fonte: f1mania