A temporada de Fórmula 1 de 2022 não foi como o esperado para a McLaren. De acordo com o novo chefe da equipe britânica, Andrea Stella, isso se deveu em parte ao fato de que a equipe lutou para se adaptar aos novos pneus aro 18 polegadas da Pirelli.
A mudança para os novos pneus Pirelli foi uma parte importante dos regulamentos revisados da F1 introduzidos em 2022. A importância dos pneus e como eles eram manuseados ficou evidente durante as corridas e em várias ocasiões desempenhou um papel crucial no resultado.
Stella, que sucede a Andreas Seidl, admite que a McLaren foi menos eficaz em ‘suavizar’ o impacto dos novos pneus do que as equipes rivais. Isso foi perceptível principalmente nos pneus dianteiros, que Stella disse causarem “um comportamento relativamente agudo do carro”.
Ao mesmo tempo, porém, o novo chefe da equipe McLaren reconhece que isso é o mesmo para todas as equipes. “Além dos pneus, você adiciona as características do carro que atenuam o comportamento fundamental dos pneus”, disse o italiano ao ‘Motorsport.com’.
Stella diz que o MCL36 certamente tinha aspectos que não atenuavam adequadamente o comportamento dos pneus, mas também afirma que havia um papel para os pilotos nisso também. “Vimos nesses dois anos que certamente para Daniel, a janela em que ele se sente confortável é um pouco mais estreita do que Lando, digamos”, continuou ele.
Isso, de acordo com o novo chefe de equipe da McLaren, contribuiu para o baixo desempenho de Daniel Ricciardo. Quando os pneus e os elementos de amaciamento necessários tiveram um papel menor, o australiano teve menos problemas com o carro, de acordo com Stella.