F1: Chefe da McLaren diz que vai tentar evitar ordens de equipe


O chefe da McLaren, Andrea Stella, afirmou que a equipe está empenhada em evitar o uso frequente de ordens de equipe sempre que possível, após uma intervenção na disputa entre seus dois pilotos no GP do Japão de Fórmula 1.

No Japão, Oscar Piastri estava à frente durante a corrida em Suzuka, quando sua parada de box inicial coincidiu com um período de Safety Car Virtual. Lando Norris, que também havia sido retido por Sergio Perez, voltou seis segundos atrás de seu companheiro de equipe, mas rapidamente se aproximou de Piastri. Isso levou a McLaren a instruir o australiano a ceder a posição para preservar o pódio duplo da equipe.

Embora tenha sido a primeira vez que a McLaren impôs uma troca de posição na pista este ano, a equipe já havia colocado Norris à frente de Piastri optando por dar tratamento preferencial ao britânico, nos GPs da Hungria e da Itália.

Quando questionado sobre as diferenças entre as três decisões, Stella respondeu: “No Japão, foi muito, muito mais fácil de certa forma, já que essas duas situações foram estressantes, especialmente a de Monza. E quando digo estressante, quero dizer estressante porque criamos estresse entre nossos dois pilotos, o que poderíamos ter evitado, realmente. Isso é algo que revisamos. Pode acontecer novamente no futuro, mas quando for evitável, devemos evitar.”

A abordagem da equipe foi avaliar a velocidade com que Norris se aproximava de Piastri e ver se a ultrapassagem aconteceria naturalmente. Quando ficou claro que não, eles instruíram os pilotos a trocar de posição para que ambos não perdessem tempo na corrida.

Piastri, que conquistou seu primeiro pódio na F1 em P3, acabou perdendo terreno para Norris nas 27 voltas restantes, principalmente devido a problemas de degradação de pneus.

A McLaren, com seu primeiro pódio duplo em dois anos, está agora a menos de 49 pontos da Aston Martin no campeonato de construtores, com seis corridas restantes na temporada. O foco da equipe está em manter o equilíbrio entre o desempenho de seus pilotos e minimizar a necessidade de ordens de equipe, sempre que possível.

Fonte: f1mania

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