F1: Chefe da McLaren adota cautela com atualizações para o carro de 2024


O chefe da McLaren, Andrea Stella, revelou que a hesitação em acelerar as atualizações no carro da temporada 2024 da Fórmula 1, está relacionada ao desejo de evitar os mesmos contratempos enfrentados por alguns de seus concorrentes. Enquanto muitas equipes têm introduzido atualizações substanciais ao longo da temporada, a McLaren optou por um caminho mais conservador, focando em um desenvolvimento mais controlado.

A equipe de Woking surpreendeu ao surgir como um dos principais concorrentes da Red Bull Racing, mesmo sem introduzir muitas novidades em seu carro. O grande pacote de atualizações introduzido em Miami foi um ponto de virada, aproximando a equipe da frente do pelotão. Novas melhorias vieram em Zandvoort.

No entanto, apesar do trabalho contínuo no desenvolvimento de um novo assoalho, a McLaren decidiu esperar para implementá-lo no MCL38. A intenção é evitar complicações inesperadas, como as que afetaram outras equipes ao longo da temporada.

Equipes como a Ferrari e a Aston Martin enfrentaram problemas ao introduzir atualizações. A Ferrari, por exemplo, viu seu carro sofrer com o ‘porpoising’ em alta velocidade após a introdução de um novo assoalho. Já a Aston Martin e a RB tiveram que abandonar novos componentes devido a características negativas imprevistas.

Stella acredita que a abordagem de trazer menos atualizações tem sido importante para evitar os obstáculos que seus concorrentes enfrentaram. Ele explicou que a equipe tem sido cuidadosa ao avaliar quando as peças estão ‘maduras’ o suficiente para serem testadas na pista.

“Desde Miami, não trouxemos uma atualização significativa,” afirmou Stella. “A atualização seguinte veio em Zandvoort, mas não envolveu o assoalho, foi apenas um detalhe em outras áreas do carro. Estamos tomando nosso tempo para garantir que o desenvolvimento esteja pronto para ser levado à pista”, acrescentou.

Stella também negou que o desempenho dominante da McLaren no GP da Holanda seja um indicativo de que a equipe manterá essa vantagem nas corridas restantes. No entanto, ele reconheceu que o desempenho da equipe em Monza, onde conseguiu bloquear a primeira fila do grid de largada, mostrou que a McLaren agora possui um pacote competitivo para todos os tipos de circuitos.

“O que vimos no grid tem muito a ver com a capacidade dos pilotos de aproveitar o máximo da aderência disponível, mais do que com o carro sendo dominante. Se olharmos para os tempos de volta reais, veremos que qualquer um dos pilotos das quatro equipes mais rápidas estava em condições de conquistar a primeira posição no grid”, completou Stella.

Fonte: f1mania

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