F1: Chefe da Haas é convocado pelos comissários em Barcelona depois de criticá-los


Guenther Steiner, chefe da equipe Haas de Fórmula 1, foi convocado para uma audiência com os comissários da FIA em Barcelona devido a comentários feitos por ele à mídia nesta semana.

Após a penalização imposta a Nico Hulkenberg em Mônaco por um incidente na primeira volta com Logan Sargeant, Steiner expressou críticas aos comissários e pediu por um corpo de comissários mais profissionais na Fórmula 1.

“Todo esporte profissional conta com profissionais como árbitros e similares”, declarou Steiner. “A Fórmula 1 é um dos maiores esportes do mundo e ainda temos amadores decidindo o destino de pessoas que investem milhões em suas carreiras. Isso sempre gera discussões por falta de consistência.”

O chefe da Haas ressaltou a inconsistência dos comissários no tratamento de incidentes em pista. No entanto, a FIA discordou dos comentários de Steiner e o convocou para uma audiência em Barcelona no sábado.

Steiner está sendo chamado por supostas violações de três regulamentos do Código Desportivo Internacional da FIA. As violações em questão são:

12.2.1.c Qualquer conduta fraudulenta ou qualquer ato prejudicial aos interesses de uma Competição ou ao automobilismo em geral.

12.2.1.f Qualquer palavra, ação ou escrita que causem lesão moral ou prejuízo à FIA, seus órgãos, membros ou oficiais executivos, bem como aos interesses do automobilismo e aos valores defendidos pela FIA.

12.2.1.k Qualquer má conduta em relação a, mas não limitada a:

Titulares de licenças,
Oficiais,
Membros da equipe da FIA,
Membros da equipe do organizador ou promotor,
Membros da equipe das equipes,
Fornecedores de produtos ou serviços para qualquer uma das partes mencionadas acima;
Oficiais de controle de doping ou qualquer outra pessoa envolvida em um controle de doping realizado de acordo com o Apêndice A.

A audiência em Barcelona é aguardada com interesse, pois a repercussão das declarações de Steiner e o debate em torno da consistência dos comissários continuam a ser pontos de discussão na Fórmula 1. A decisão da FIA terá um impacto significativo na forma como os incidentes em pista são abordados e nas relações entre as equipes e os comissários de corrida.

O jornalista Victor Berto acompanha o GP da Espanha ‘in loco’ pelo F1Mania.

Fonte: f1mania

Anteriores F1 2023: Confira o resultado completo do treino livre 3 para GP da Espanha
Próxima F1: Red Bull e AlphaTauri querem Mekies ainda este ano